Ministro da Defesa preside Cerimônia de Juramento à Bandeira e entrega de espadim a aspirantes da Marinha

Em uma manhã de sol e céu aberto, a Escola Naval (EN) foi palco de solenidade marcante para jovens que ingressam na Marinha. No dia 08 de agosto, cadetes da Turma Visconde de Cabo Frio receberam o Espadim, que marca a conclusão do primeiro ano na Força Naval e a promoção a Aspirante.

É momento, também, de juramento à Bandeira Nacional. O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, presidiu a cerimônia, repleta de rituais militares que representam o compromisso assumido com a Marinha.

“Aspirantes da Turma Visconde de Cabo Frio: será uma jornada longa, cansativa e com algumas tormentas ao longo do caminho. Haverá também muitos momentos de alegria, conquistas e realizações. A Escola Naval, mais antiga instituição de ensino superior do País, terá muito a lhes oferecer”, destacou o Ministro em discurso dirigido à turma.

Fernando Azevedo dirigiu-se, também, aos familiares que acompanharam a cerimônia pelo canal da Marinha no Youtube. Em decorrência da pandemia provocada pelo coronavírus no País, o acesso à cerimônia foi mais restrito.

“Aos senhores que nos confiaram seus filhos, afirmo que eles estão sendo preparados para se tornarem homens do mar, defensores desta nação”, reforçou o representante da Pasta da Defesa.

O Ministro entregou o espadim ao Chefe da Turma, Aspirante Jean Augusto Bessa Filho. Tradicionalmente, os jovens recebem o símbolo das mãos dos seus padrinhos ou madrinhas, mas pelas normas de distanciamento social, em decorrência da pandemia, realizaram o momento em casa e gravaram um vídeo. Alguns foram exibidos durante a cerimônia.

A Turma Visconde de Cabo Frio é composta por 218 Aspirantes, entre eles 12 mulheres, e seis estrangeiros oriundos de Cabo Verde, Camarões e Honduras.

O comandante da Marinha, almirante  de esquadra Ilques Barbosa Júnior, enfatizou os desafios que eles vão encarar e a sua contribuição para um país melhor. “Precisamos de profissionais qualificados, comprometidos e dedicados à construção de um país melhor e mais justo”, ressaltou.

O comandante da EN, contra-almirante Guilherme da Silva Costa, também registrou palavras de encorajamento aos, agora, Aspirantes da Marinha.

“O sucesso está em buscar continuamente o desenvolvimento intelectual, o aprimoramento de sua expertise e o fortalecimento dos valores contidos em nossa rosa das virtudes”, motivou ele. A cerimônia foi encerrada com o desfile dos Aspirantes do Primeiro Ano em continência à Bandeira Nacional.

A entrega de espadim é considerada a primeira vitória na carreira. Marca a finalização do primeiro ano de preparação para a investidura no oficialato. A EN forma oficiais para os Corpos da Armada, Fuzileiros Navais e Intendentes da Marinha.



Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Ninguém do DefesaTV está autorizado a entrar em contato com os leitores. Caso deseje de alguma informação envie um e-mail [email protected]

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!