Missões de Paz: Interoperabilidade na essência da palavra

blank
3ª Reunião de revisão do Manual de Unidades de Aviação Militar em Operações de Paz das Nações Unidas

O Ministério da Defesa (MD), por meio da Subchefia de Operações de Paz (SC-4), participou, no período de 4 a 9 de agosto, da 3ª Reunião de revisão do Manual de Unidades de Aviação Militar em Operações de Paz das Nações Unidas.

O objetivo foi finalizar a revisão do manual, que teve início com a primeira reunião que ocorreu em Salvador, no Brasil, de 11 a 15 de fevereiro, sendo seguida por outra em Islamabad, no Paquistão.

O evento contou com a presença de representantes da China, França, Gana, Paquistão, Sri Lanka, Organização das Nações Unidas (ONU) e componentes das Forças Singulares (Marinha e Aeronáutica).

A reunião, sediada nas instalações da Academia da Força Aérea do Sri Lanka, em China Bay, reuniu oficiais com experiência em missões de paz. O coronel aviador Moura da Força Aérea Brasileira (FAB), representante da Subchefia de Operações de Paz, foi indicado pela ONU como Vice-Chair do grupo de trabalho, sendo um dos principais coordenadores das atividades realizadas para a revisão do manual.

A indicação demonstra a confiança das Nações Unidas no excelente desempenho do Brasil, comprovado nas missões de paz em que o país participa. Segundo ele, durante a terceira reunião, a finalização dos trabalhos foi plenamente atingida. Agora, o documento seguirá para a ONU para aprovação.

A revisão do manual de aviação teve início após as discussões dos capítulos pelos subgrupos de trabalho.

As propostas foram apreciadas e aprovadas, devendo ser enviadas para análise nas Nações Unidas, na Divisão de Política, Doutrina e Treinamento do Escritório de Assuntos Militares do Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas, quanto ao enquadramento nas normas lá existentes e especialmente aos pontos apresentados no relatório do General Carlos Alberto dos Santos Cruz para ONU – “Cruz Report”.

Em seguida, o manual poderá ser publicado e suas orientações cumpridas por todos os componentes das missões de paz.

  • Com informações da SC-4, via Assessoria de Comunicação Social Ministério da Defesa, Fotos: divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here