Morre um dos pioneiro do paraquedismo militar brasileiro

O Major Paulo foi formado em Fort Benning, Geórgia, Estados Unidos, em 1948 e é considerado uma verdadeira lenda

Google News

A Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt) lamenta informar o falecimento do Major QAO R1 PAULO DE ARAÚJO LIMA, Pqdt nº 39, na manhã desta quarta-feira (30), na cidade de Vassouras (RJ).

O Major Paulo, pioneiro do paraquedismo militar brasileiro, foi formado em Fort Benning, Geórgia, Estados Unidos, em 1948 e é considerado uma verdadeira lenda entre todos os que já passaram pela Bda Inf Pqdt.

Foi incorporado as fileiras do Exército Brasileiro em 6 de março de 1941 como soldado recruta voluntário, no 1º/1º Regimento de Artilharia Antiaérea (hoje 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Paraquedista), com sede no Rio de Janeiro.

Voluntário ao paraquedismo militar, após lutar na 2ª Guerra Mundial como integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), foi selecionado para, viajar aos Estados Unidos, em 16 de abril do ano de 1948, onde fez o Curso Básico Paraquedista, de Planador e Transmissões, com a brevetação em 25 de maio do mesmo ano.

Na tropa paraquedista serviu na Companhia de Comando, em particular na Seção de Motomecanização, do Quartel General da então Escola de Paraquedistas. Na Brigada, serviu ainda no Centro de Instrução Pára-quedista e no 8º Grupo de Artilharia de Campanha Pára-quedista.

Realizou, ao todo, 162  saltos de aeronaves militares em voo,  antes de passar para a Reserva, em 18 de junho de 1965.

Já com 88 anos de idade, passou a realizar também saltos duplos, em queda livre, conduzido por outros saltadores, na modalidade conhecida como “Tandem”, tendo ocorrido o último deles em 7 de maio de 2011.

O sepultamento ocorrerá às 16:00hs, desta quarta feira, 30 de dezembro, no cemitério municipal da cidade de Vassouras, RJ.

Descanse em paz guerreiro alado combateu um bom combate!



Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: