Museu Aeroespacial celebra 44 anos de ativação

Suas principais missões é de: pesquisar, desenvolver, divulgar, preservar, controlar e estimular as atividades referentes à memória e cultura da aeronáutica brasileira.

O Museu Aeroespacial (Musal ) inaugurado em 18 de outubro de 1976, celebra hoje 44 anos de ativação. Situado no saudoso Campo dos Afonsos, “Berço da Aviação Militar”, é parte do Campus da Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro (RJ).

As principais funções do Museu Aeroespacial são pesquisar, desenvolver, divulgar, preservar, controlar e estimular as atividades referentes à memória e cultura da aeronáutica brasileira, transmitindo para futuras gerações o que foi a vida, a obra e a contribuição para a sociedade nacional e internacional, daqueles que fizeram a História da Aviação.

Breve histórico

O Musal teve início nas instalações da antiga “Divisão de Instrução de Voo” da Escola de Aeronáutica (E Aer), buscando-se iniciar simultaneamente as reformas prediais necessárias, bem como a coleta de acervo, restauração de aviões, motores, armas e outras peças de valor histórico.

Organização do Comando da Aeronáutica (COMAER), subordinada ao Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, com sede no Rio de Janeiro – RJ, o Museu Aeroespacial (MUSAL) teve sua criação conforme Decreto nº 72.552, de 31 de julho de 1973.

Sua finalidade sempre foi de se preservar a memória da Aeronáutica Brasileira por intermédio de seu acervo histórico e a ele competindo: pesquisar, classificar, qualificar, registrar, utilizar, restaurar, expor, preservar, controlar e obter o acervo histórico-cultural da Aeronáutica; publicar e atualizar o catálogo do acervo do MUSAL, bem como editar publicações congêneres do interesse da museologia da Aeronáutica; divulgar suas atividades; e promover exposições, encontros, seminários, palestras, demonstrações e concursos relacionados com a história e a cultura aeronáutica.

Ao longo de sua História e ainda atualmente, o Musal vem agregando acervos diversos e promovendo atualizações e modernizações. Em uma área de mais de 15.000m2, o Museu Aeroespacial possui exemplares de inestimável valor histórico e cultural, dentre eles 137 aeronaves, objetos museológicos, documentos textuais e iconográficos, exemplares bibliográficos e fotografias em negativos de vidro e celulose.

Ao visitar o MUSAL, o público tem acesso a diversos aviões que se encontram em exposição, dispostos no Salão Velhas Garças, ao longo dos hangares e do pátio externo das instalações. Dispõe-se ainda de salas expositivas onde são apresentadas diversas mostras temáticas sobre a Aviação e sobre a Força Aérea Brasileira.

Além das suas exposições, o Museu é uma referência para pesquisadores e entusiastas da Aviação.

A Biblioteca José Garcia de Souza possui uma vasta coleção com mais de 22 mil itens entre livros e periódicos, com temática especializada relativa ao desenvolvimento aeroespacial e história das Forças Aéreas do Brasil e do Mundo, assim como o Arquivo Histórico com documentos textuais e iconográficos.

Além das áreas citadas, o MUSAL possui uma área de Reserva Técnica que armazena aproximadamente 15.000 objetos museológicos disponíveis para consulta.

No decorrer do ano, o Museu Aeroespacial oferece ao público atividades culturais e educacionais que aproximam seus visitantes à temática da aviação, tornando-se uma referência na oferta de entretenimento à comunidade, por meio da realização de grandes eventos com apresentações aéreas, shows musicais, oficinas educacionais, exibição de filmes e visitação interna de suas aeronaves.

Sempre com a visão de estar pronto para preservar a História, cultuar Tradições e bem atender os visitantes, bem como para acompanhar as evoluções normais dos tempos modernos, o MUSAL já deu início as reformas e adaptações necessárias para tal.

  • Com informações do Musal


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Ninguém do DefesaTV está autorizado a entrar em contato com os leitores. Caso deseje de alguma informação envie um e-mail [email protected]

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!