Museu do Comando Militar do Sul é reinaugurado em Porto Alegre (RS)

blank

Google News

O Museu Militar do Comando Militar do Sul (CMS), localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, foi reinaugurado nesta quarta-feira, 7 de julho, depois de 14 meses em obras. A solenidade, com limitação de público e todos os protocolos de segurança sanitária, contou com a presença do Comandante do Exército Brasileiro, General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e do Comandante Militar do Sul, General Valério Stumpf Trindade.

Com o fechamento das portas devido às restrições impostas pela covid-19, o CMS iniciou, em maio de 2020, a revitalização completa do museu. Os trabalhos contemplaram a troca do telhado, a pintura do piso e das paredes internas e externas, a restauração de itens do acervo, a modernização e a abertura de novos ambientes, como o Espaço Educativo para crianças, e a inclusão de peças históricas como o Renault FT-17, primeiro blindado adquirido pelo Exército Brasileiro, há 100 anos.

Para facilitar a visitação e torná-la mais atrativa, o museu conta agora com um sistema de interatividade constituído de painéis e vídeos, por meio do qual o público pode ter acesso às informações do acervo e dos principais fatos históricos ocorridos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, área de abrangência do CMS.

Museu do CMS
O prédio que abriga o Museu do CMS foi construído em 1867 e sediou o Arsenal de Guerra da Província, instituição que supriu o Exército Brasileiro durante a Campanha da Tríplice Aliança. Já o Museu, foi aberto em 24 de maio de 1999. O acervo é composto por seis mil peças, como viaturas, armamentos e uniformes utilizados desde o período colonial, durante a ocupação do território sul brasileiro, até os dias atuais.

Fonte: CMS


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

blank
blank

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: