Museu do Corpo de Fuzileiros Navais recebe visita do diretor do Museu Diocesano Dom José de Sobral

Comandante do Batalhão Naval e militares do CGCFN acompanharam a visita

O Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN) recebeu, na tarde de sexta-feira, 30 de agosto, a visita do diretor do Museu Diocesano Dom José de Sobral, professor José Luís Lira, acompanhado pelo defensor público federal cearense Carlos Eduardo Paz.

Recepcionados pelo Comandante do Batalhão Naval, Capitão de Mar e Guerra (FN) Alexandre Barbosa, e por Oficiais do CGCFN, os visitantes percorreram o circuito expositivo do Museu do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) composto por dois túneis subterrâneos, pela galeria de uniformes históricos e pelo museu a céu aberto, situado no pátio da Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, no Centro do Rio, onde estão expostos canhões, motocicletas e viaturas operativas.

O momento mais marcante da visita foi quando o professor e escritor conheceu o espaço do museu dedicado à escritora cearense Rachel de Queiroz, madrinha do CFN. José Lira, que conviveu vários anos com Rachel de Queiroz e também é seu afilhado, assegurou que o Museu do CFN tem o busto mais fiel da imortal já visto por ele. “Fidelidade que nos emociona”, afirmou.

Na oportunidade, Lira doou ao acervo do museu alguns exemplares de obras de sua autoria, como “No Alpendre com Rachel” e “Tantos Anos”, autobiografia de Rachel de Queiroz. De presente, recebeu a obra “Fuzileiros Navais – Da praia de Caiena às ruas do Haiti”, de autoria do Almirante Carlos Augusto Costa.

Em um post publicado em sua rede social, o Prof. José Luís Lira agradeceu ao Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Alexandre José Barreto de Mattos, pela oportunidade. “Sinto-me honrado pelo trato em espaço cultural tão nobre de preservação da memória desses heróis da pátria”, destacou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Com informações e fotos do CGCFN


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below