Nave não tripulada X-37B da Força Aérea dos EUA retorna a terra após realizar missão secreta no espaço

A nave não tripulada X-37B retornou a terra depois de permanecer 780 dias, ou seja, mais de dois anos no espaço, batendo assim sua própria marca anterior. Não se sabe exatamente o propósito das viagens feitas pela X-37-B, algo que a torna muito misteriosa e fomenta teorias conspiratória na internet, mas a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) vem fazendo testes secretos com ela desde dezembro de 2010.

De acordo com a secretária da Força Aérea, Barbara Barrett, a X-37B continua demonstrando a importância de uma nave espacial que pode ser utilizada várias vezes.

O programa conta com, pelo menos, duas aeronaves que são utilizadas para as viagens, somando 2.865 dias no espaço, gastos em cinco missões. A mais recente, começou no dia 7 de setembro de 2017, e se encerrou no último domingo, dia 27 de outubro de 2019.

Construído pela Boeing, as naves se parecem com versões menores dos antigos ônibus espaciais da NASA, inclusive usando o mesmo método de reentrada na atmosfera que eles, aterrissando em uma pista como os modelos mais antigos usados pela agência espacial.

Por se tratar de um programa confidencial do governo americano, muito pouco se sabe sobre o que é feito durante essas missões, mas na mais recente, foram feitos experimentos com eletrônicos e tecnologias de tubulação de calor.

A USAF já revelou que deve realizar uma sexta missão com o X-37B em 2020, ainda sem confirmar quanto tempo a nave ficará em órbita.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Com agências internacionais


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below