Navio cargueiro gigante bloqueia o tráfego no Canal de Suez

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O cargueiro Ever Given bloqueando o Canal de Suez essa manhã.Fotografia de Juliane Cona (@fallenhearts17) em postagem pública no Instagram.

O cargueiro Ever Given , construído em 2018 e navegando sob a bandeira do Panamá, é o causador do bloqueio. É um navio gigantesco, medindo 399,94 x 59 metros e embalado no topo com contêineres . É tão grande que, na verdade, se estende por toda a largura do Canal de Suez.

O Ever Given é de fato um dos maiores navios porta-contêineres do mundo em operação no momento. Tem uma tonelagem bruta de 219.079 e sua capacidade é de 20.388 TEUs (Twenty Feet Equivalent Unit). Como exatamente ele travou é desconhecido no momento.

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O Canal de Suez é o ponto de conexão entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho. Todos os navios que querem economizar milhares de quilômetros ao redor da África aproveitam esse “atalho” para cruzar de uma parte a outra. Agora, as coisas podem ficar complicadas de vez em quando. Como quando um navio de carga de 400 metros fica preso bloqueando todo o tráfego marítimo.

A caminho de Yantian, na China, para Rotterdam, na Holanda, o navio planejava cruzar o Canal de Suez. Esperava-se que ele chegasse ao seu destino no próximo dia 31 de março, embora essa data agora seja adiada. Razão? Ele está preso no meio do canal e não há como tirá-lo de lá.

Os navios que tentavam cruzar o Canal de Suez se acumularam em ambos os lados do navio . Se olharmos o mapa do Localizador de Embarcações , podemos ver em tempo real como a nave está presa em uma posição diagonal enquanto diferentes naves menores tentam empurrá-la para endireitá-la novamente.

Da mesma forma, pouco antes da entrada no Canal de Suez (tanto no Mediterrâneo quanto no Mar Vermelho), mais e mais navios estão se acumulando.

Uma foto postada no Instagram terça-feira e tirada de outro cargueiro mostra a situação. A foto foi tirada do Maersk Denver, que fica logo atrás do Ever Given. De um lado, uma “pequena” escavadeira pode ser vista tentando ajudar a desbloquear o grande navio de carga. Para pior, temos maquinário para transformá-lo em sucata .

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O cargueiro Ever Given bloqueando o Canal de Suez essa manhã.Fotografia de Juliane Cona (@fallenhearts17) em postagem pública no Instagram.

Conectando a Ásia com a Europa

O Canal de Suez tem servido por décadas como um ponto de conexão entre a Ásia e a Europa. As rotas marítimas passam por lá para economizar muito em custos de transporte e no tempo. Possui 163 quilômetros de extensão e está construída ao longo de três lagos naturais. A sua construção iniciou-se em 1859 e foi em 1896 quando começou a funcionar.

Sua capacidade permite navios com calado de até 20 metros ou 240.000 toneladas de porte bruto . A altura acima do nível de água máximo permitido é de 68 metros. Essas limitações são impostas para permitir que os navios circulem suavemente pelo canal, embora pareça que não impeçam que uma situação como a de Ever Given ocorra de vez em quando.

  • Com informações de Marine Traffic, fallenhearts17 e John Scott-Railton para o www.xataka.com, via redação Orbis Defense Europe.