Navio de Apoio Oceânico “Mearim” realiza exercício com Contêiner de Tratamento de Doenças Infectocontagiosas

Na Estação Naval do Rio Grande (ENRG), foi realizado no  dia 05 de fevereiro, embarque do Contêiner de Tratamento de Doenças Infectocontagiosas (CTDIC) a bordo do Navio de Apoio Oceânico “Mearim”, que estava atracado no cais do Porto Novo, com o intuito de realizar o exercício “INFLUENZA-EX-I”, em conjunto com a Policlínica Naval de Rio Grande (PNRG).

O CTDIC é um contêiner adaptado divido em três ambientes: antecâmara, enfermaria e banheiro. Ele possui um mecanismo especialmente desenvolvido para manter seu interior com pressão inferior ao meio externo, com o objetivo de dificultar a saída de micro-organismos patogênicos para o exterior. O contêiner foi projetado para a permanência de um paciente em seu interior por até quatro dias.

O exercício consistiu no acionamento pelo Comando do 5º Distrito Naval do Plano de Contingência da Pandemia de Influenza, que compõe a preparação e embarque do contêiner, a simulação do resgate em alto-mar de um paciente infectado e o adestramento das equipes de bordo, médicos e enfermeiros da PNRG às peculiaridades da operação do equipamento.

O CTDIC foi monitorado por cinco dias, em pleno funcionamento de suas instalações elétricas e hidráulicas, possibilitando ao navio e às demais organizações militares envolvidas incrementarem o adestramento para o cumprimento desse tipo de missão, em apoio aos órgãos de fiscalização sanitária do país.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Com informações do CCSM


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail