Navio de carga da AMASUS continua à deriva no Mar do Norte

Momento do resgtate dos tripulantes do navio Eemslift Hendrika que continua à deriva. Imagem de captura de tela de víideo da Sjøforsvaret (Royal Norwegian Navy).

Google News

O transportador de carga pesada Eemslift Hendrika, da empresa de armamentos holandesa Amasus, está à deriva desde segunda-feira em um mar tempestuoso na costa oeste da Noruega.

Sua tripulação foi evacuada por helicópteros de resgate das estações de Florø e Tampen. O navio, de 111 metros de comprimento e construído em 2015, sofreu um grande dano de propulsão na manhã de segunda-feira, quando estava a 60 milhas a oeste de Ålesund.

Designada para um serviço semanal entre a Noruega e a Turquia, ela carregava no convés três barcos de trabalho e uma embarcação de recreio. Pouco depois do dano, sua situação se deteriorou rapidamente quando foi pego por ondas de cerca de quinze metros.

Rapidamente levou uma lista de 30 graus. A Guarda Costeira norueguesa organizou então a evacuação da tripulação. Inicialmente, oito marinheiros foram içados por helicóptero, restando quatro a bordo para tentar estabilizar o barco.

Mas, à medida que a situação piorava, eles também foram evacuados. Eles tiveram que entrar na água antes de serem resgatados. Durante o dia de ontem, um dos pequenos barcos de trabalho no convés se soltou e caiu na água.

A guarda costeira realizou vigilância aérea contínua e o patrulheiro KV Sortland foi para a área quando a situação do tempo não melhorou.

A empresa de resgate holandesa Smit foi nomeada pelo armador para organizar o resgate. Sua equipe poderia ser colocada a bordo para tentar conectar o barco a uma embarcação de içamento de âncora de um dos portos vizinhos. O Hendrika transporta quase 400 toneladas de combustível e representa um sério risco de poluição para a costa.

  • Fonte: Sjøforsvaret (Royal Norwegian Navy), via redação Orbis Defense Europe.


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: