Navio Doca Multipropósito “Bahia” realiza transferência de óleo no mar com Corveta “Júlio de Noronha” pela primeira vez

O reabastecimento de um navio no mar, possibilita o aumento da sua capacidade de operação, uma das características do Poder Naval.

blank
Navio Doca Multipropósito “Bahia” e Corveta “Júlio de Noronha”

No dia 09 de outubro, foi realizada, pela primeira vez, a transferência de óleo no mar entre o Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia”, meio subordinado ao Comando do 1º Esquadrão de Apoio, e a Corveta “Júlio de Noronha”, subordinada ao Comando do 2º Esquadrão de Escoltas.

A ação consiste no reabastecimento de um navio no mar, possibilitando o aumento da sua capacidade de permanência, uma das características do Poder Naval. Na ocasião, a Corveta “Júlio de Noronha” foi o navio recebedor.

Como forma de garantir a segurança do pessoal e do material, foram realizados exercícios preparatórios com os meios atracados, envolvendo as tripulações dos navios, além de testes nos terminais de recebimento e nos mangotes de combustível.

A manobra inédita amplia a capacidade de apoio logístico móvel dos meios da Esquadra, aumentando a versatilidade dos navios no cumprimento de tarefas na imensidão da “Amazônia Azul”.

  • Com informações do CCSM