Navio Hidroceanográfico “Taurus” realiza comissionamento do equipamento da coleta de dados

blank
Militares após a conclusão do comissionamento do Moving Vessel Profiler

O Navio Hidroceanográfico (NHo) “Taurus” realizou, no período de 10 a 12 de julho, o comissionamento do Moving Vessel Profiler 30-350 (MVP 30-350).

Também participaram dos testes de aceitação e do treinamento o engenheiro de campo Murray Eisan, da empresa canadense AML Oceanographic, militares do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira” e do NHo “Amorim do Valle”.

O MVP 30-350 é um equipamento de coleta de dados hidroceanográficos de guincho, que permite lançamento e recolhimento de sensores que são rebocados, ou seja, possibilita coleta de dados com o navio em movimento.

Para um lançamento seguro, ele é controlado por um sistema informatizado que, além das informações configuradas manualmente pelo operador, recebe dados de sensores externos, como, por exemplo, de profundidade local e de velocidade e posição da plataforma de lançamento.

Esse dispositivo pode ser usado para obtenção de uma variedade de parâmetros da água do mar, sendo mais comumente utilizado com um sensor de condutividade, temperatura e profundidade.

O comissionamento do MVP 30-350 no NHo “Taurus” permitirá economia de tempo, e, consequentemente, redução de custos, em futuros levantamentos hidroceanográficos, por reduzir a necessidade de interrupção de sondagens batimétricas para coleta de dados sobre a coluna d’água.

  • Com informações do CCSM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here