Navio Patrulha Pampeiro realiza resgate de náufragos no Rio Amazonas

A ação ocorreu quando os navios da Marinha do Brasil cruzavam a região realizando a escolta do tanque de oxigênio líquido que atenderá os hospitais de Manaus (AM).

blank

O Navio-Patrulha (NPa) “Pampeiro” e uma embarcação orgânica do Navio-Patrulha Fluvial “Roraima”, realizaram no dia 03 de fevereiro o resgate de três homens que se encontravam à deriva, após o naufrágio da embarcação que navegavam no Rio Amazonas.

Os militares da Marinha da Brail (MB) prestaram os primeiros socorros aos náufragos e os conduziram na sequencia até o porto de Santarém, onde foram atendidos por profissionais de saúde.

blank
Momento do resgate dos três homens por equipe da Marinha do Brasil — Foto: Marinha do Brasil/Divulgação

Os navios da MB passavam pela região fazendo a segurança da navegação da balsa que transporta um tanque com 90 mil m³ de oxigênio líquido que atenderá os hospitais de Manaus (AM), quando avistaram os náufragos à deriva sobre um casco e uma porta de geladeira.

Os homens resgatados flutuaram sobre o casco de uma geladeira e a porta dela por cerca de três horas até a chegada de socorro. Com idades de 25, 65 e 69 anos, os homens que são pescadores haviam saído do município de Alenquer com destino a Santarém.

A embarcação de pequeno porte na qual eles viajavam teve pane e foi a pique. A geladeira que estava na embarcação para armazenar peixes, acabou servindo para a flutuação dos pescadores.