Navio Patrulha “Babitonga” realiza adestramento de lançamento de minas SH-60

blank
Militares prontos para o lançamento de mina de exercício

Em prol da manutenção das capacidades operativas dos navios subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul, foi realizado, em 23 de maio, pelo Navio Patrulha (NPa) “Babitonga” o adestramento de lançamento de minas SH-60, o segundo realizado pelo navio em 2019.

O treinamento ocorreu em Rio Grande-RS, no cais da 4ª Seção da Barra, onde ficam atracados os navios pertencentes ao 5º Distrito Naval.

Para a condução do exercício foi utilizado o simulador de passadiço do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul, onde ocorreu simulação da navegação na área ser protegida por minagem defensiva e do lançamento de dez minas.

Esse foi o terceiro adestramento de operações de minagem executado pelos navios do Comando do 5º Distrito Naval em 2019, tendo sido realizado um em fevereiro, pelo próprio NPa “Babitonga”, e o outro em março, pelo Rebocador de Alto-mar “Tritão”.

A operação de minagem consiste no lançamento de minas em áreas pré-determinadas, a fim de destruir navios inimigos, ou ainda, pela ameaça que representa, para conter, limitar ou retardar o seu trânsito.

  • Com informações do CCSM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here