O Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Roraima”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, completou 50 anos de incorporação à Armada, em 21 de fevereiro. Este é o primeiro navio da Marinha a ostentar o nome “Roraima”, uma homenagem ao antigo território homônimo, que hoje é um Estado localizado no extremo norte do Brasil.
O NPaFlu “Roraima” foi construído pelo estaleiro Mac-Laren e incorporado à Armada em 21 de fevereiro de 1975. O “Águia do Amazonas” está há cinco décadas cumprindo sua missão de realizar Patrulha Naval, Inspeção Naval, participar de Operações Ribeirinhas, controlar o tráfego aquaviário e de projetar o Poder Naval na Amazônia Ocidental.
Autor
-
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).
Ver todos os posts