Navio-Patrulha Oceânico “Araguari” e Navio-Patrulha “Macau” realizam operações com Centro Integrado de Sensores e Navegação Eletrônica

Navio-Patrulha “Macau” utilizou CISNE para auxílio à navegação em Operação de Busca de Salvamento

O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari” e o Navio-Patrulha (NPa) “Macau”, subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNe), receberam, no mês de agosto, militares do Instituto de Pesquisas da Marinha (IpqM) para a instalação do Centro Integrado de Sensores e Navegação Eletrônica (CISNE).

A ferramenta representou melhoria na capacidade operativa dos meios navais, observada durante atividades realizadas na área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN), contribuindo no auxílio à navegação dos dois navios.

O CISNE foi desenvolvido pelo IpqM e consiste em uma plataforma integrada dos sensores do navio, cujo objetivo primário é a navegação por meio de cartas eletrônicas vetoriais, que também pode auxiliar na vigilância e treinamento.

A plataforma possui, ainda, a capacidade de integração com outros sistemas, como Sistema de Simulação e Treinamento Tático Versão 3 (SSTT-3) e o Sistema de Comando e Controle Georreferenciado (SisC2Geo).

CISNE também foi instalado no Navio-Patrulha Oceânico “Araguari”

Fonte: CCSM



Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail