Navio-Patrulha “Pampeiro” apreende empurradores com irregularidades no município de Almeirim-PA

Data:

No dia 22 de fevereiro de 2025, o Navio-Patrulha (NPa) “Pampeiro” realizou a apreensão de um comboio de 142m de comprimento, composto de quatro balsas e dois empurradores que carregavam aproximadamente 4.000 metros cúbicos de madeira e toras, em situação irregular que se encontrava navegando nas proximidades do município de Almeirim-PA, durante uma ação de Patrulha-Naval (PATNAV) na região. O comboio havia saído de Santarém-PA com destino à Icoaraci, em Belém-PA.

O NPa “Pampeiro” realizou a apreensão de um comboio de transporte de madeira. (Foto: 2°Tenente Danilo Queiroz)

Além de irregularidades documentais previstas no Regulamento de Segurança do Tráfego Aquaviário (RLESTA), como transportar carga em excesso e não apresentar condutores com a habilitação adequada, o Empurrador “ANJO RUAN” já́́ havia sido Retirado de Tráfego por outras infrações observadas em inspeções anteriores e que ainda se encontram pendentes.

A SEMAS – Gurupá́́ foi acionada, e as embarcações foram conduzidas pelo navio até́́ o município de Gurupá́́, onde os fiscais dos órgãos ambientais responsáveis se encontram verificando a legalidade da carga da madeira.

Verificação da carga de madeira transportada pelas embarcações. (Foto: 2°Tenente Danilo Queiroz)

Além dessa ação de fiscalização, foi prestado um apoio de saúde a um de seus tripulantes que solicitou socorro por rádio. Um dos condutores havia relatado forte dor inguinal após um trauma sofrido na região. O médico e o enfermeiro embarcados no NPa “Pampeiro” realizaram um atendimento ao tripulante, que foi medicado e retornou para sua embarcação, tendo sua dor controlada.

Atendimento médico realizado a um tripulante da embarcação. (Foto: 2°Tenente Danilo Queiroz)

A ação destaca a importância da cooperação interagências, visando implementar e fiscalizar o cumprimento de leis e regulamentos, contribuindo para o Apoio às Ações do Estado e da Segurança Marítima nas águas jurisdicionais do Comando do 4º Distrito Naval.

Mapa indica o local da abordagem, em Almeirim-PA, no rio Amazonas, próximo ao município de Gurupá. (Imagem: Marinha do Brasil)

Navio-Patrulha “Pampeiro”

O Navio foi construído no AMRJ, incorporado ao setor operativo em 16 de junho de 1971. Atualmente, é o único navio da classe Piratini operando na área de jurisdição do Com4ºDN e suas características permitem desempenhar um importante papel na manutenção da presença da Força Naval nos rios da Bacia Hidrográfica Amazônica, alcançando comunidades ribeirinhas de difícil acesso e mais distantes dos grandes centros urbanos, explorando as vantagens de suas características físicas para esse tipo de ambiente operacional complexo e desafiador. O Navio é equipado com uma metralhadora de 20mm e duas metralhadoras 12.7mm. Tem 28,95m de comprimento, boca (largura) de 6,10m e calado (distância entre a quilha e a linha d’água) de 1,9m.

Navio-Patrulha “Pampeiro”. (Imagem: Marinha do Brasil)

Autor

  • marcelo barros

    Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias