Navios da Marinha dos EUA navegam pelo estreito de Taiwan e aumentam tensão com a China

Google News

Dois navios de guerra americanos navegaram pelo estreito de Taiwan, anunciou nesta quinta-feira (23) o Pentágono, em uma operação que pode tencionar ainda mais as relações entre Washington e Pequim, que reivindica a soberania sobre esse estreito.

A passagem desses navios da Marinha dos EUA (US Navy), anunciada inicialmente por Taipé, ocorre no momento em que os EUA, o Japão, a Coreia do Sul e a Austrália iniciam suas manobras militares, conhecidas como “Pacific Vanguard”, onde pelo menos 3.000 militares participam junto a ilha de Guam, no Pacífico.

A US Navy emitiu nota revelando que o destróier “USS Preble” e o navio de abastecimento “USNS Walter S. Diehl” navegaram pelo estreito durante uma missão de rotina “em conformidade com o direito internacional”.

“A navegação de navios no estreito de Taiwan demonstra o compromisso dos Estados Unidos com uma região Indo-Pacífica livre e aberta”, disse a Marinha. Os dois navios entraram no estreito pelo sudoeste, de acordo com uma declaração do ministério da Defesa de Taiwan.

A Marinha americana realiza regularmente operações, conhecidas como “liberdade de navegação”, no estreito que separa a China continental de Taiwan, o que sempre provoca a reação de Pequim.

A China considera Taiwan como parte de seu território, apesar do fato da ilha ser dirigida por um regime rival que se instalou após a proclamação em 1949 da República Popular da China (comunista).

  • Com informações da agência de noticias AFP


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio:


2 COMENTÁRIOS

  1. Essa turma da China é carnificina. Não valorizam os brasileiros, certo. Tem que por um fim nessa história igual aos estadunidenses (Estados Unidos). Assim, jamais seremos vencidos!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here