Navios da “Operação Amazônia Azul – Mar Limpo é Vida” participam da Semana da Marinha

Porta-Helicópteros Multipropósito “Atlântico”

Ao se aproximar do término da Fase 2 da “Operação Amazônia Azul – Mar Limpo é Vida”, os navios da Esquadra, integrantes da Força-Tarefa 11 (FT-11), estarão atracados nos portos do Nordeste e Sudeste Brasileiros para participarem das comemorações da Semana da Marinha e estarão abertos à visitação pública.

O Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) “Atlântico” está atracado no Porto de Salvador–BA, e será o local da Cerimônia do Comando do 2° Distrito Naval alusiva ao Dia do Marinheiro, no dia 12 de dezembro. Também estará aberto à visitação pública nos dias 7 e 8 de dezembro.

O Navio-Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” estará atracado, de 8 a 13, em Maceió-AL e a Fragata “Liberal”, em Recife-PE, de 9 a 13. O Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia” e o Navio-Tanque (NT) “Almirante Gastão Motta” atracarão em Vitória, de 9 a 13 e de 12 a 14 de dezembro, respectivamente.

A “Operação Amazônia Azul – Mar Limpo é Vida!”, iniciada em 4 de  novembro, consiste em reforçar o apoio já prestado pelos Distritos Navais na complexa missão de combater, em muitas frentes, o derramamento de óleo que atingiu o litoral do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil. Foram mobilizados para esse reforço oito navios e oito aeronaves da Esquadra, além de cerca de  900 Fuzileiros Navais, 50 mergulhadores e o transporte de 1.264 toneladas de equipamentos.

Até o momento, a FT-11 navegou 27.434 milhas náuticas, realizou 3.330 horas de patrulha, abrangendo cerca de 4 milhões de Km², e interrogou 425 contatos de interesse.

Este slideshow necessita de JavaScript.