
No período de 20 a 26 de março de 2021, o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) conduzirá um exercício de defesa aérea no espaço aéreo da região ártica.
O exercício AMALGAM DART verá uma variedade de aeronaves militares da RCAF (Real Força Aérea Canadense) e da USAF (Força Aérea dos Estados Unidos) operando em locais do norte, incluindo Whitehorse, YT, Yellowknife, NWT, Edmonton, Alta., Goose Bay, NL, Iqaluit, Nun e Thule, Groenlândia.
Embora os voos de exercício sejam realizados em áreas do Ártico escassamente povoadas e em grandes altitudes, onde o público provavelmente não os ouvirá ou verá, haverá um aumento da atividade de voo em Whitehorse, Yellowknife, Edmonton, 5 Wing, Goose Bay, NL e Iqaluit, Nunavut.
Este exercício não está de forma alguma relacionado à resposta do Governo do Canadá ou dos Estados Unidos à crise do COVID-19.

Um F-22 Raptor do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte voa próximo a um bombardeiro russo Tu-95 durante uma interceptação na Zona de Identificação de Defesa Aérea do Alasca em 16 de junho de 2020. O NORAD emprega uma rede de radares de defesa em camadas , satélites e aviões de caça para identificar aeronaves e determinar a resposta apropriada. Foto via USAF/NORAD.
O NORAD conduz rotineiramente exercícios usando uma variedade de cenários, incluindo violações de restrição do espaço aéreo, sequestros e respostas a aeronaves desconhecidas. O NORAD planeja cuidadosamente e controla de perto todos os exercícios. Este exercício de defesa aérea nos dá a oportunidade de aprimorar nossas habilidades enquanto as forças canadenses e americanas operam junto com nossos aliados e parceiros no Ártico.
Durante o exercício, um procedimento de mitigação de risco em camadas será empregado, o que limitará o contato com a população local ao máximo. Com base nas melhores práticas recomendadas pelas autoridades de saúde canadenses e pelo Cirurgião Geral das Forças Canadenses, os militares participantes seguirão os protocolos de mitigação estabelecidos (como uso de máscara, limpeza frequente de superfícies e uso de outro EPI conforme apropriado).
Os militares dos EUA participantes farão dois testes COVID-19 negativos, separados por um mínimo de 5 dias, com o último teste antes de chegar ao Canadá, e todos os participantes do exercício aderindo às Forças Armadas / Departamento locais, Territoriais / Provinciais, Federais e Canadenses das diretrizes e regulamentos da Defesa Nacional sobre medidas de saúde pública durante o AMALGAM DART.
Por mais de 60 anos, o NORAD identificou e interceptou ameaças aéreas em potencial para a América do Norte por meio da execução de alertas aeroespaciais do comando e missões de controle aeroespacial. O NORAD também controla as vias navegáveis internas e as abordagens marítimas do Canadá e dos Estados Unidos sob sua missão de alerta marítimo.
Abaixo, um vídeo ilustrativo das atividades do Exercicio AMALGAM DART de 2019:
- Fonte: USAF/NORAD/Canadian North American Aerospace Defense Region, via redação Orbis Defense Europe.
Comments are closed.