Nova Aeronave da Força Aérea Brasileira F-39 Gripen E a caminho do Brasil

O protótipo enviado ao Brasil é o primeiro projetado seguindo especificações da FAB, tendo realizado seu voo inaugural em agosto de 2019. Agora nesta nova fase a aeronave segue seu processo de certificação aqui no Brasil.

 

Nesta semana que passou os brasileiros foram surpreendidos com excelente noticia. O Comandante do Comando Geral de apoio, unidade militar que gerencia e atua diretamente na Logística para o pleno funcionamento das aeronaves integrantes das diversas unidades militares da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, anunciou em seu perfil no twitter uma informação muito esperada por toda comunidade que acompanha o desenvolvimento do Caça Gripen NG que ocorre na Suécia na empresa SAAB em parceria com empresas brasileiras seguindo a politica de transferência de tecnologia.

twitter.com
twitter.com
blank
www.marinetraffic.com

Na imagem atualizada no dia 06/09/2020 podemos verificar que o navio está no Atlântico do Norte à caminho do Brasil.

A aeronave embarcada é a aeronave de matricula 4100 que foi a primeira versão do Gripen E desenvolvida seguindo critérios estabelecidos pelo Comando da Aeronáutica para cumprimento das missões de ataque, defesa e superioridade aérea.

Neste momento o Gripen NG ainda está em fase de desenvolvimento e recebe a denominação de protótipo e no Brasil será designado como experimental até a conclusão dos ensaios em voo até a sua certificação.

O FAB 4100 realizou seu voo inaugural em agosto de 2019. Durante os últimos meses o jato acumulou uma série de ensaios e muitos deles divulgados pela SAAB , iniciando agora a fase de ensaios no Brasil, onde deverá cumprir voos seguindo os processos específicos em seu desenvolvimento e comportamento no clima e geografia do território brasileiro.

blank
Fotos divulgação SAAB

O Major Aviador Cristiano de Oliveira Peres, piloto de ensaio do Instituto de Pesquisa e Ensaio em Voo (IPEV)  da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou no dia 20 de Agosto, na Suécia, o primeiro voo de um piloto brasileiro no novo caça F-39 Gripen E.

blank
Fotos divulgação SAAB

A aeronave decolou do aeródromo da SAAB, empresa responsável pelo desenvolvimento do vetor, em Linköping, e sobrevoou o mar Báltico por aproximadamente 50 minutos. A atividade faz parte da verificação das qualidades de voo e pilotagem da aeronave.

para mais informações do voo, segue o vídeo de divulgação:

https://www.youtube.com/watch?v=hZDTQXH7veo

blank
Fotos divulgação SAAB

Até o momento não foi divulgada informações se haverá uma apresentação oficial para imprensa especializada, contudo há rumores que a aeronave fará uma apresentação pública no dia do Aviador em Brasilia /DF.

O que podemos dizer até então é o orgulho nacional em suas Instituições de Defesa e neste caso a Força Aérea Brasileira por intermédio do Comando Geral de Apoio (COMGAP) em compartilhar este momento histórico para Nação Brasileira, que em breve verá voando no Brasil uma aeronave desenvolvida e futuramente fabricada em solo brasileiro.

blank
Fotos divulgação SAAB

Cabe ressaltar que estas informações são de domínio público, retirada do site da Força Aérea Brasileira (www.fab.mil.br) e publicações disponíveis. O objetivo e transmitir informações de qualidade que fortaleçam a imagem da Força Aérea no Brasil, do orgulho nacional representado por suas instituições.

Luiz Carlos

Especialista em Assuntos Militares e entusiasta da Aviação.

@asashistoricas

www.aerotudo.com.br – Revistas eletrônicas grátis sobre aviação.

aviação, embraer, brasil, voo, santos, dumont, aniversário, paixão, aviões, aircraft, aviation, apoiar, militar, aereo, asas, força, aérea, brasileira, modernização, Brasília, veteranos, aeronaves, indústria, brasil, nacional