Nova Aeronave da Força Aérea Brasileira F-39 Gripen E a caminho do Brasil

O protótipo enviado ao Brasil é o primeiro projetado seguindo especificações da FAB, tendo realizado seu voo inaugural em agosto de 2019. Agora nesta nova fase a aeronave segue seu processo de certificação aqui no Brasil.

 

Nesta semana que passou os brasileiros foram surpreendidos com excelente noticia. O Comandante do Comando Geral de apoio, unidade militar que gerencia e atua diretamente na Logística para o pleno funcionamento das aeronaves integrantes das diversas unidades militares da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, anunciou em seu perfil no twitter uma informação muito esperada por toda comunidade que acompanha o desenvolvimento do Caça Gripen NG que ocorre na Suécia na empresa SAAB em parceria com empresas brasileiras seguindo a politica de transferência de tecnologia.

twitter.com
twitter.com
www.marinetraffic.com

Na imagem atualizada no dia 06/09/2020 podemos verificar que o navio está no Atlântico do Norte à caminho do Brasil.

A aeronave embarcada é a aeronave de matricula 4100 que foi a primeira versão do Gripen E desenvolvida seguindo critérios estabelecidos pelo Comando da Aeronáutica para cumprimento das missões de ataque, defesa e superioridade aérea.

Neste momento o Gripen NG ainda está em fase de desenvolvimento e recebe a denominação de protótipo e no Brasil será designado como experimental até a conclusão dos ensaios em voo até a sua certificação.

O FAB 4100 realizou seu voo inaugural em agosto de 2019. Durante os últimos meses o jato acumulou uma série de ensaios e muitos deles divulgados pela SAAB , iniciando agora a fase de ensaios no Brasil, onde deverá cumprir voos seguindo os processos específicos em seu desenvolvimento e comportamento no clima e geografia do território brasileiro.

Fotos divulgação SAAB

O Major Aviador Cristiano de Oliveira Peres, piloto de ensaio do Instituto de Pesquisa e Ensaio em Voo (IPEV)  da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou no dia 20 de Agosto, na Suécia, o primeiro voo de um piloto brasileiro no novo caça F-39 Gripen E.

Fotos divulgação SAAB

A aeronave decolou do aeródromo da SAAB, empresa responsável pelo desenvolvimento do vetor, em Linköping, e sobrevoou o mar Báltico por aproximadamente 50 minutos. A atividade faz parte da verificação das qualidades de voo e pilotagem da aeronave.

para mais informações do voo, segue o vídeo de divulgação:

https://www.youtube.com/watch?v=hZDTQXH7veo

Fotos divulgação SAAB

Até o momento não foi divulgada informações se haverá uma apresentação oficial para imprensa especializada, contudo há rumores que a aeronave fará uma apresentação pública no dia do Aviador em Brasilia /DF.

O que podemos dizer até então é o orgulho nacional em suas Instituições de Defesa e neste caso a Força Aérea Brasileira por intermédio do Comando Geral de Apoio (COMGAP) em compartilhar este momento histórico para Nação Brasileira, que em breve verá voando no Brasil uma aeronave desenvolvida e futuramente fabricada em solo brasileiro.

Fotos divulgação SAAB

Cabe ressaltar que estas informações são de domínio público, retirada do site da Força Aérea Brasileira (www.fab.mil.br) e publicações disponíveis. O objetivo e transmitir informações de qualidade que fortaleçam a imagem da Força Aérea no Brasil, do orgulho nacional representado por suas instituições.

Luiz Carlos

Especialista em Assuntos Militares e entusiasta da Aviação.

@asashistoricas

www.aerotudo.com.br – Revistas eletrônicas grátis sobre aviação.

aviação, embraer, brasil, voo, santos, dumont, aniversário, paixão, aviões, aircraft, aviation, apoiar, militar, aereo, asas, força, aérea, brasileira, modernização, Brasília, veteranos, aeronaves, indústria, brasil, nacional

 



Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail