Nova Estação Radar para monitoramento aéreo em Corumbá é inaugurado

Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea Brasileira, inaugurou a Estação Radar de Vigilância Aérea em Corumbá

blank

Google News

Nesta terça-feira (18), o Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea Brasileira, inaugurou a Estação Radar de Vigilância Aérea em Corumbá, Mato Grosso do Sul. Essa inauguração faz parte do processo de modernização da rede de radares de vigilância do Sistema do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

A cerimônia foi presidida pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, e contou com a presença o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo. Eles inauguraram a placa alusiva à Estação Radar de Corumbá.

“Hoje é um dia significativo. A parceria do Ministério da Justiça e do Ministério da Defesa é operacionalizada pela Força Aérea Brasileira. A inauguração do primeiro dos três radares para fazer a cobertura e a vigilância da fronteira de Mato Grosso do Sul é um marco e um avanço para defender o espaço aéreo brasileiro”, ressaltou Fernando Azevedo.

A Estação Radar traz benefícios tanto para o controle civil de aeronaves quanto para a defesa aérea. O Presidente Bolsonaro falou do benefício da estrutura para o enfrentamento ao tráfico de drogas. “O que estamos inaugurando aqui ajudará e muito a nossa Polícia Federal e nossa Polícia Rodoviária Federal no combate a ilícitos, em especial ao tráfico de drogas e armas ilegais”, destacou.

O Presidente ativou a Estação Radar ao utilizar o equipamento para fazer contato com a primeira aeronave monitorada pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo II (Cindacta).

O controle das aeronaves pela Estação Radar proporciona maior vigilância do espaço aéreo na região de fronteira do Brasil com Paraguai e Bolívia, já que potencializa a identificação de aviões voando em baixas altitudes.

O combate ao narcotráfico e as ações de policiamento aéreo são otimizadas com o uso das tecnologias disponíveis nesse controle. Os radares são fabricados nacionalmente, por empresa de São Bernardo do Campo (SP), fator que agiliza procedimentos de assistência técnicas pelo fabricante.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez enfatizou o uso do equipamento como medida de proteção eletrônica.

blank“O dia de hoje marca a importância dada pelo governo brasileiro à defesa da soberania e de suas riquezas. Nossa fronteira sudoeste é o símbolo da natureza idônea, onde estão o bioma pantanal, extraordinário patrimônio híbrido, a terceira maior reserva de minérios de ferro e a segunda maior de manganês do Brasil”, disse ele, enfatizando que são riquezas que despertam interesses e devem ser protegidas.

A Estação Radar de Corumbá é a primeira de três estações a serem implantadas na fronteira oeste do Brasil. Para aumentar a eficiência no trabalho de combate a atividades ilícitas, os municípios de Porto Murtinho e Ponta Porã, no mesmo estado, serão os próximas a receberem o equipamento. Dessa forma, toda a fronteira de Mato Grosso do Sul com os países vizinhos ficará coberta.

Ao término da cerimônia, os presentes acompanharam simulação de ação de apreensão de aeronave suspeita.

Na demonstração, após o pouso do avião interceptado, operadores do grupo de pronta intervenção, formado por policiais treinados para atuar em ações de alto e altíssimo risco, se aproximam para abordagem, algemam os suspeitos e os levam em viatura. Em situações similares, a Polícia Federal apreende drogas e desmonta organizações criminosas.

A solenidade ainda contou com o Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, a Senadora Soraya Thronicke, o Chefe do Estado Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, deputados federais e autoridades civis e militares.

  • Por Mariana Alvarenga; Fotos: Alexandre Manfrim


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

blank

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: