Nova Política Marítima Nacional fortalece gestão dos recursos oceânicos

Data:

Foi publicado no Diário Oficial da União, na última terça-feira (3), o Decreto nº 12.481/2025, que institui a nova Política Marítima Nacional (PMN). Resultado do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) criado em 2021 sob coordenação da Marinha do Brasil (MB), o documento marca um avanço significativo na gestão dos recursos marinhos, com a participação de diversos setores, como meio ambiente, economia e transporte.

A nova PMN, que tem como um dos conceitos centrais a “Amazônia Azul”, surge em um momento estratégico, dada a necessidade de uma abordagem integrada para o uso sustentável dos recursos marinhos. O decreto define diretrizes claras para garantir a soberania nacional, promover o desenvolvimento econômico sustentável e conservar os ecossistemas marinhos e costeiros, além de impulsionar a pesquisa científica e tecnológica.

Sob a ótica econômica, a PMN estimula a competitividade do setor marítimo, impulsiona a inovação e fortalece a indústria naval nacional. No campo geopolítico, o documento reforça a posição do Brasil como ator marítimo influente, especialmente no Atlântico Sul, contribuindo para a segurança e defesa dos interesses nacionais nas águas sob sua jurisdição.

“A nova Política Marítima Nacional transforma esse patrimônio que é a Amazônia Azul em oportunidades concretas: empregos sustentáveis, inovação científica, segurança nacional e proteção ambiental. Nosso destino navega pelos mares brasileiros, conectando desenvolvimento e sustentabilidade para a presente e as futuras gerações”, afirma o Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante de Esquadra Arthur Fernando Bettega Corrêa.

O Decreto nº 12.481/2025 aborda a transversalidade das questões marítimas no desenvolvimento do Brasil, abrangendo diversos setores da atividade humana. No turismo, promove a expansão do turismo náutico e das atividades recreativas relacionadas ao mar. Na saúde, visa melhorar o atendimento às populações costeiras e ribeirinhas. Na educação, a política aprovada estimula parcerias entre universidades e organizações da sociedade civil para pesquisas relacionadas à Economia Azul, fortalecendo o desenvolvimento científico e tecnológico nacional.

A Política Marítima Nacional promove a gestão eficaz dos recursos marítimos brasileiros, consolidando uma visão estratégica de longo prazo que integra desenvolvimento econômico, sustentabilidade ambiental, segurança nacional e inovação científica. Com a PMN, o Brasil se posiciona de maneira mais assertiva no cenário marítimo internacional, aproveitando seu potencial oceânico para impulsionar o desenvolvimento sustentável e garantir a prosperidade das futuras gerações.

. . .

Fonte: Agência Marinha

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

ENEL RIO ENTREGA OBRAS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DA DIRETORIA DE HIDROGRAFIA E NAVEGAÇÃO

Contemplado pela Chamada Pública da Projetos de Eficiência Energética,...

Marinha, MCTI e CNPq premiam cientista do Sirius com a maior honraria da ciência brasileira

A Marinha do Brasil (MB) reafirmou seu compromisso com...

Artilheiros do Estado de São Paulo celebram legado de Mallet em solenidade regional no 2º GAAAe

Praia Grande (SP) – Em comemoração ao Dia da Artilharia, a...