Novo acordo com a Grécia possibilita EUA de ter novas bases por tempo indeterminado

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, assinou neste sábado (05) um novo acordo com o ministro da Defesa da Grécia, Nikolaos Panagiatopoulos, que permitirá aos EUA de ter três novas bases na Grécia por tempo indeterminado.

O acordo assinado pelo secretário de Estado americano e o ministro da Defesa grego, marca uma nova fase nas relações entre Washington e Atenas. Até então, os EUA possuíam somente uma base militar na Grécia, a da baía de Suda em Creta, fruto do Acordo de Cooperação de Defesa Mútua assinado em 1990.

Leia mais:

Além disso, cada ano a permanência das tropas americanas no país necessitava da aprovação dos parlamentares gregos. Com o novo acordo, o período de permanência das tropas é indeterminado e não precisa do aval do Legislativo do país.

“Neste novo espírito nós temos planos de cooperação com os americanos com cedência das capacidades e infraestrutura das bases em Stefanovikeio, Larissa e Alexandrópolis. Isso reflete a comunhão de interesses com vantagem mútua para ambos os lados”, enfatizou Panagiatopoulos ao jornal Real. Ainda segundo o ministro grego, o acordo fortalece a cooperação entre os dois países.

Presença americana na Grécia

Atualmente, a base militar de Larissa já abriga aeronaves não tripuladas americanas MQ-9 Reaper. Em Alexandrópolis será construída uma base de helicópteros e o porto da cidade abrigará unidades militares americanas. Já na base de Stefanovikeio planeja-se posicionar helicópteros de ataque.

  • Com agências internacionais


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below