Novos integrantes do Colégio Militar de Salvador recebem boina garança

blank

Os alunos que ingressaram no Colégio Militar de Salvador (CMS) no ano de 2021, participaram de formatura de recebimento da boina garança no último dia 6 de agosto. O evento é considerado um rito de passagem que os torna efetivamente alunos do Sistema Colégio Militar. Porém, este ano, somente após três meses de aulas on-line e dois meses de aulas semipresenciais foi possível acontecer a formatura. Durante o evento, os novos alunos receberam das mãos de familiares, na presença de colegas, a boina que simboliza união, amizade, respeito, camaradagem, civismo e a integração completa do estudante à mística que norteia os alunos do Colégio Militar.

O evento contou com a presença do Ministro da Educação, Milton Ribeiro; do Ministro da Cidadania, João Roma; do Comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão Marcelo Arantes Guedon; do Assessor Especial de Comunicação do Ministério da Educação, Major Brigadeiro Carlos Minelli; entre outras autoridades civis e militares. O Ministro da Educação enfatizou que um dos grandes segredos da educação é o conteúdo construído entre os professores e os alunos, e que a autoridade do professor advém do seu conhecimento. “Nesse processo, outro componente essencial é a disciplina e o respeito, e o que diferencia os colégios militares é que eles conhecem esses segredos”, afirmou o ministro.

Na oportunidade, também foi realizado o “compromisso do aluno”, momento em que eles reconhecem e obrigam-se a cumprir seus deveres – de aluno e de cidadão –e a dedicar-se aos valores morais do Exército Brasileiro. Após o pacto, o Comandante da EsFCEx/CMS, Coronel Rubem Mendes da Costa Neto, convidou madrinhas e padrinhos para entregarem a boina aos novos integrantes do CMS.

A solenidade foi organizada de forma a manter todos os protocolos sanitários preconizados para o combate ao coronavírus. Dessa forma, houve restrição de convidados, e cada aluno pôde levar apenas um familiar. Apesar de pequena, a cerimônia foi especial pelo seu significado e pelo orgulho que os novos integrantes têm de vestir a farda do CMS e pelo orgulho dos pais, que ratificam a confiança no trabalho e reconhecem a importância do colégio. Ao longo dos 64 anos de existência, o CMS vem envidando esforços para entregar para a sociedade cidadãos responsáveis, dignos e comprometidos com o Brasil.

Fonte: Colégio Militar de Salvador