NUCLEP prestigia inauguração da 8ª Cascata de Ultracentrífugas da Usina de Enriquecimento Isotópico de Urânio

A empresa Nuclebrás Equipamentos Pesados (NUCLEP) representada pelo seu presidente, Contra-Almirante (RM-1) Carlos Henrique Silva Seixas, se fez presente no dia 29 de novembro da inauguração da 8ª cascata de ultracentrífugas, na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN) das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Resende (RJ).

O presidente da INB, Capitão de Mar e Guerra (RM-1) Carlos Freire Moreira, iniciou a operação da cascata, que aumentará em 20% a produção de urânio enriquecido no país, sendo possível produzir 60% do necessário para abastecer a usina nuclear de Angra 1.

O evento contou ainda com as presenças: do presidente da República, Jair Bolsonaro, do ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior, do Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno; do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior; e do Comandante do Exército, General de Exército Edson Pujol.

Diversas autoridades civis e militares prestigiaram a inauguração da Cascata, que faz parte da primeira fase da implantação da Usina de Enriquecimento Isotópico de Urânio, um projeto em parceria com a Marinha do Brasil, que visa à instalação de dez cascatas ultracentrífugas.

O urânio que enriquecido abastece as usinas de Angra 1 e 2 e, no futuro, Angra 3, é resultado do processo ultracentrifugação, e criado no Brasil pelo Centro Tecnológico da Marinha de São Paulo, em parceria com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Com informações do NUCLEP, Foto: Marcos Corrêa/PR