Número de contas violadas aumentou quase oito vezes em 2024

Data:

O Pix é o meio de pagamento mais utilizado no país, tendo movimentado, no ano passado, R$26,4 trilhões em transações, segundo o Banco Central (BC). No entanto, com a popularização do sistema de pagamento, os golpes que o envolvem também aumentaram, tanto que o relatório “2024 Scamscope – The Battle for Trust”, da ACI Worldwide, companhia de serviços de tecnologia com meios de pagamento, projeta que golpes envolvendo a modalidade no Brasil poderão ocasionar perdas de US$2,5 bilhões em 2028.

O Brasil se encontra em sétimo lugar entre os dez países que mais tiveram contas violadas, tendo subido duas posições em 2024, em comparação com 2023, ao contabilizar 84 milhões de violações. Diante disso, o estudo destaca a preocupação do setor financeiro em buscar ativamente diversas medidas para combater fraudes, sendo este um dos focos do Banco Central para este ano, principalmente relacionado ao PIX no qual será implementado maior rastreabilidade das transações para combater golpes e fraudes.

Créditos: imagem/reprodução Surfshark

O objetivo com a chamada “Agenda Futura” do Banco do Brasil não é apenas trazer novas funcionalidades como QR Code gerado pelo pagador; PIX por aproximação e automático; mas também medidas de prevenção que auxiliarão na identificação de padrões suspeitos em tempo real, viabilizando o bloqueio e revisão de transações antes da conclusão, já que de acordo com o relatório da ACI Worldwide o número de fraudes em app crescerão a uma taxa composta anual de 31,8% de 2023 a 2028.

Para João Fraga, CEO da techfin Paag, tais ações aumentam a confiabilidade dos usuários em relação às instituições financeiras. “A segurança nas transações financeiras é um componente fundamental para o desenvolvimento de um sistema de pagamentos confiável e eficiente, especialmente com o crescimento do uso de plataformas como o Pix. Diante disso, é inevitável o compromisso de investir em tecnologias de proteção que criem soluções e monitorem a conformidade regulatória de forma eficaz”, afirma o especialista.

Principalmente diante de um cenário em que mais de 25% das vítimas de golpes afirmarem que abandonariam a conta ou o provedor comprometido, segundo a pesquisa da Global Data. Isso porque com a violação de um e-mail, de uma conta bancária e até mesmo de um chave PIX o dinheiro e os dados tendem a ser transferidos para inúmeras contas em tempo real, se tornando quase impossível rastreá-lo e recuperá-lo.

Apesar do leve recuo de transações da modalidade de pagamento no mês de janeiro (5,06 bilhões no início de 2025) decorrente de principalmente da disseminação de desinformação sobre a taxação da modalidade e o aumento da taxa Selic, medidas como as propostas pelo Banco Central contribuem para um sistema financeiro mais robusto, transparente e protegido, alinhado com as necessidades da sociedade contemporânea e com os desafios que surgem em um cenário de crescente.

Fonte: Tiinside.com

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias