O brasileiro cibercriminoso que invadiu mais de 40 países

Na quinta feira última, dia 28 de maio, a empresa se segurança cibernética CHECK POINT reportou que identificou um dos maiores crackers da atualidade, o brasileiro VandaTherGod, este já é conhecido por diversos crimes cibernéticos com especialidade em Defacing, a maioria com motivações financeiras.

A empresa também já havia reportado as autoridades desde novembro do ano passado sobre as facetas e  identidade desse impetuoso criminoso, entretanto este continuou a mostrar toda suas inconsequentes ações até o presente mês.

Também conhecido como Vanda de Assis nos deixava ainda sem realmente saber se era ele ou ela, ainda em algumas assinaturas se intitulava como SH1N1NG4M3 e já atuava desde 2013. Também registrava sua associação ao Exército Cibernético Brasileiro, o que não pode ser interpretado como um participante do Exército Brasileiro (Forças Armadas) mas sim de um exército cibernético paralelo. Além desse grupo, este diz participar também de um grupo de hackers conhecido como UGNazi, vale lembrar que alguns integrantes deste grupo foram presos em 2012, este grupo na época se tornou conhecido por ter feito alguns dos principais ataques DDoS naquele ano, cujos alvos principais foram instituições financeiras e órgãos do governo.

Vanda tem uma conta no hacker no Zone-H, onde mostra que o VandaTheGod desfigurou mais de 4.800 sites entre julho de 2019 e fevereiro de 2020, incluindo aqueles pertencentes a organizações e corporações governamentais em 40 países.

Foi percebido ainda que ele não saiu de sua cidade natal, Uberlândia em Minas Gerais, mas suas atuações tiveram efeitos fora dos limites daquela pequena cidade, também intitulado como hacktivista, fez campanhas contra governos corruptos de vários países, onde ao final, oferecia essas informações em troca de pagamentos, como por exemplo milhares de informações de pacientes da Nova Zelândia.Site da cidade de TARABAI hackeado

Página do site da cidade de TARABAI/SP depois da ação do grupo Exército Cibernético Brasileiro

Acima podemos ver um site da Camarada de Tarabai – SP, onde o grupo BCA – Brazilian Ciber Army ou Exército  Cibernético Brasileiro, realizou um ciber ataque em uma de suas páginas, mostrando a fragilidade dos websites governamentais.

Felizmente por fotos postadas no Twitter do VandTheGold, foi observado pela empresa Check Point as iniciais assinadas de M.R e por pesquisas feitas chegaram em um indivíduo da sua cidade Natal, Uberlândia, onde além dessas iniciais, o homem do perfil era um admirador do Exército Cibernético Brasileiro, o mesmo que Vanda De Assis (VandaTheGod) se dizia fazer parte, além disso essa página foi denunciada as autoridades.

Isso mostra a capacidade que alguns brasileiros possuem, e quão frágil somos diante destes criminosos. Por fim, foi conseguido validar a identidade do VandaTheGold a um brasileiro, daquela cidade de Minas Geais, só resta agora as autoridades tomarem as ações.

Ass: Eduardo Amaral





Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail