O canhão russo de 57 mm é o herdeiro da doutrina de emprego do 88mm alemão da Segunda Guerra Mundial?

O canhão russo de 57 mm é o herdeiro da doutrina de emprego do 88mm alemão da Segunda Guerra Mundial?

Uma lição de História militar simples. 

Qual foi a arma antiaérea alemã mais eficaz da Segunda Guerra Mundial? Qual foi a arma anti-tanque alemã mais eficaz da Segunda Guerra Mundial? Qual foi a arma principal mais eficaz dos tanques alemães na Segunda Guerra Mundial? 

As opiniões, claro, variam, mas se você disser 88, você estaria em boa companhia. 

Uma arma que começou como anti-aérea, passou para anti-carro, e terminou montada nos mais diversos reparos e  como arma principal de tanques.

Agora confira essas fotos .

 
 

Este é o canhão de 57mm russo, originalmente desenvolvido  para emprego naval, e defesa de ponto antiaérea, ou contra embarcações leves e alvos leves costeiros, e devido a sua  confiabilidade os  russos passaram a adapta-la aos mais diversos veículos de combate terrestres e até há estudos para uso aéreo  em ataque ao solo.

Os russos parecem estar aplicando o mesmo conceito de universalizar uma arma confiável, pois estão montando o canhão de 57mm em tudo que podem em seu arsenal (ou pelo menos estudam tê-lo instalado). 

Esta é a evolução no combate terrestre que eu estava esperando ver modernamente novamente em um canhão, com várias plataformas os empregando, ou seja padronização  de armento, munição e toda cadeia logística. Se estes são abundantes ou não, não importa, o que importa é  demonstrar que é  um conceito viável para diversos empregos e outras armas. 

Um novo padrão para o poder de fogo do IFV está sendo estabelecido pelo exercito russo. 

Muito parecido com o 88, este novo canhão de 57 milímetros parece bem colocado para cumprir um papel anti-ar e anti-veículo e o que mais  tarefas lhe impuserem. 

 

A munição de 57mm demonstrou ser capaz de emprego contra os mais diversos alvos e efetividade de destruição para os mais diversos empregos terrestres em seu uso recente na Síria.

Esta munição pode inclusive ter as mais diversas versões e   emprego, inclusive a flecha de penetração em blindagens mais robustas.

  

Aliado a isto, sua portabilidade e dimensões, são bastantes compactas, alem disto o sistema é bastante simples e confiável alem de eficiente.

Aliado a todas as qualidades elencadas acima, o sistema é de baixa manutenção e pronto emprego, consorciado a uma taxa de sucesso nos  empregos  em que  foi submetido  em quase  100% das vezes que foi empregado.

Além disso, é um pacote extremamente simples de ser fabricado e copiado também. Será  que  já  não é  hora  do exercito brasileiro começar a tecer parcerias com os  russos para fabricação nacional de seus confiáveis armamentos. EU GOSTO DESTA IDÉIA, EM ESPECIAL PARA TURBINAS!

Mas ao menos a doutrina ainda se mostra viável para todo mundo.

JG


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below