O Cruzeiro e a Corrente na Escola Superior de Guerra – José Ananias Duarte Frota – Cel BM R1 (ESG-CAEPE)

O Cruzeiro e a Corrente na Escola Superior de Guerra

José Ananias Duarte Frota – Cel BM R1 (ESG-CAEPE)

Neste opúsculo intitulado “O Cruzeiro e a Corrente”, na revista da Escola Superior de Guerra (v.34 n.70) o editorial afirma: Gilberto de Souza Vianna discorre sobre a Escola Superior de Guerra, lembrando que a Instituição nasceu como fruto da aproximação dos Estados Unidos (EUA) com o Brasil, durante a Primeira Guerra Mundial e consolidada na Segunda Grande Guerra, sendo considerada como “filha” (grifo do autor) do War College, mas que, no entanto, se tornou diferente da congênere americana.

Não obstante esta ser uma instituição recente, se comparada à temporalidade das outras instituições que compõem o Ministério da Defesa no Brasil, a Escola Superior de Guerra-ESG também se caracteriza como uma das mais complexas, pois sua concepção diversa possibilita analisá-la por abordagens, ângulos e campos do conhecimento distintos. Esta tese procura evidenciar a influência maçônica presente na prática pedagógica e simbólica da ESG especialmente no período 1949-1961, marcado pela sua formação e da construção de suas bases pedagógico-filosóficas, principalmente pela ação do Almirante Benjamin Sodré.

Pretende-se ressaltar que a incorporação de práticas maçônicas veio a fazer parte do cotidiano da própria Escola, uma vez que seus cursos não objetivavam apenas a formação acadêmica, mas também fomentar um sentido de pertencimento e a criação de uma rede de confiança nacional entre seus ex-estagiários, materializada pela sua Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra, a ADESG. Pretende-se elucidar a maneira pela qual esta instituição, conhecida pela denominação “Escola”, foi sendo organizada ao longo dos seus primeiros anos, constituindo-se como um espaço de sociabilidade e convergência entre civis e militares no intuito de manter uma esfera pública de debates, orientando-se por influenciar e resolver entraves em assuntos governamentais.

Conforme o Editorial: Vianna comenta que a principal diferença entre as duas escolas está no fato de que a ESG, além de ser uma Escola de altos estudos, converteu-se em protagonista de uma rede de sociabilidade e confiança nacional, visando multiplicar, de forma objetiva, os conhecimentos produzidos na Instituição, chegando mesmo a ser uma máquina de hegemonia, pois, por meio da rede formada pela Escola Superior de Guerra e a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ESG-ADESG), divulgou os ensinamentos da Escola por todo território nacional.

Currículo do autor

Pesquisador Associado IESP-UERJ, Pós-doutorando em ciências políticas tema relações-civis militares. Doutor em História Social pela UFRJ e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2001). Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993) e Economia pela (UGF). Fundador do LEPDESP, Laboratório de pesquisa em Defesa e Segurança Pública. Atualmente é oficial da reserva do Exército, conferencista e membro  do corpo  permanente da Escola Superior de Guerra, coordenador do Alumni da ESG,  tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil, Cidadania, História Militar, Instituições Militares, relações civis militares, segurança pública e contra terrorismo.

Venda do Livro:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1579029136-livros-o-cruzeiro-e-a-corrente-_JM?quantity=1

Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra, Representante da Defesa Civil Nacional no Comitê Executivo de formatação do SINAMOB, Delegado da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Diretor de Inteligência e Assuntos Estratégicos do Instituto CTEM + e Membro do Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil.



Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail