O importantíssimo papel das Forças Armadas em diversas frentes contra o coronavírus

Por Tenente Coimbra

Em momentos de crise, o brasileiro sabe que pode contar com as Forças Armadas. Com a pandemia de coronavírus, não está sendo diferente. Homens e mulheres do Exército, Marinha e Aeronáutica estão atuando incansavelmente em todo o Brasil para ajudar o povo em várias frentes.

Atuam na construção de hospitais de campanha, no atendimento a doentes, na logística, separação e distribuição de alimentos para famílias carentes, na segurança pública e em ações de conscientização.

Na Baixada Santista, a Base Aérea de Santos cedeu espaço para a construção de um hospital de campanha com 70 leitos (20 de UTI e 50 clínicos), elevando para 192 o número de leitos em Guarujá. O equipamento deve ficar pronto nos próximos 10 dias.

A construção, em parceria com a prefeitura, tem como objetivo evitar que o pico da epidemia, previsto para acontecer em meados de abril, provoque o colapso do sistema de saúde regional.

Preocupados com a evolução da epidemia, muitos municípios estão se antecipando para criar leitos e contam com a ajuda de homens e mulheres do Exército em todo o território nacional.

A chamada Operação Covid-19 envolve a participação de mais de 5,5 mil militares das Forças Armadas. No total, 660 viaturas, 53 embarcações e três aeronaves estão sendo empregadas pelos 10 Comandos Conjuntos e pelo Comando Aeroespacial permanente nas ações de enfrentamento à pandemia.

Mas, a atuação do Exército, Marinha e Aeronáutica não se restringe a montar hospitais de campanha. Em Porto Alegre, Caxias do Sul, Criciúma, Rio Grande, Florianópolis, Curitiba, Valinhos e Campinas, os militares estão instalando tendas de triagem para atender pacientes com sintomas de gripe.

Em Campinas, integrantes do 2º Batalhão Logístico Leve, da 11ª Brigada de Infantaria Leve, estão trabalhando desde o dia 2 de abril no recebimento e separação de alimentos para doar a famílias que enfrentam dificuldades financeiras durante a quarentena.

A ação dos militares, junto com o Banco Municipal de Alimentos de Campinas e o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação, beneficiará 900 famílias e 45 pacientes de rede hospitalar.

Essas ações deixam a clara mensagem de que o momento requer solidariedade e união de todos para vencer esse mal. E que o povo brasileiro pode sempre contar com a mão amiga das Forças Armadas. Juntos, venceremos!

Fonte: A Tribuna

You may also like