O Papel da Segurança Privada e as Ameaças Invisíveis.

Os perigos que não vemos e as atitudes que negligenciamos.

Nos profissionais da área de segurança, temos um papel fundamental na prevenção de alguns incidentes e acidentes que muitas vezes não nos passa pela mente tal responsabilidade e em alguns casos; por força de legislação e limites legais, não assumimos nosso papel para os evitarmos devido a estes entraves legais ou problemas.

Lógico nenhum agente vai prevaricar em suas funções, porem existem algumas situações que as autoridades nos veem como parte do problema e não da solução. Esta visão não é geral; graças a Deus, porem órgãos de segurança em diversos níveis nos veem como incapacitados para agir em alguns casos. Desta forma não fazem uso de uma linha de ação que por muitas vezes é a primeira.

Logicamente sem treinamento adequado ninguém em sã consciência vai se expor a riscos aos quais não temos capacidade para gerencia-los. Neste caso o primeiro ponto de vista não esta incorreto. Mas todo profissional da área de segurança, tem conhecimento para gerenciar riscos locais e operacionais dentro de seu local de atuação e trabalho.

Vamos tomar como cenário de crise a atual situação global do COVID19 o Corona Vírus. Alias o nome corona vírus se refere a um tipo de vírus que tem muitas variantes e esta atual é a variante de n.º 19.

Em áreas como portos, aeroportos, estação de barcas, shoppings, trens, metrôs e locais de grande concentração de pessoas, existem sempre o risco inerente a ocasião, ao publico, e tipo de interação social de momento. Sempre que agimos nestas áreas, visamos o cuidado e a prevenção contra o que nos é comum com vandalismo, furtos e roubos e ações de caráter inerente a nossa atividade fim.

Agora imaginem o mesmo cenário e algo que nos é estranho e fora de nosso padrão de operação esta se desenrolando sem nosso conhecimento e pior para o qual não fomos treinados para responder a tal ameaça. Todo contagio e discriminação de uma doença se da na maioria das vezes em locais como estes e de forma invisível para todos.

Podemos agir com prevenção de a ameaça nos é conhecida e/ou comunicada. A parte ruim desta equação é que para ser informada ela ja deve estar implantada e a todo vapor. Neste caso trabalhando com a gestão da crise e não com a prevenção da mesma. Mas como agir em locais assim diante de uma ameaça eminente de contagio?

Quando fazemos a segurança de um banco por exemplo e um cliente começa a passar mal ou ter um mal súbito, em local onde não existe profissional diretamente voltado para este tipo de atendimento, cabe a nos, conforme normativa de operação vigente, prestarmos socorro ao individuo e é comum ao ser humano  querer na maioria das vezes ser solicito e ajudar ao outro, porem está atitude realizada sem os devidos procedimentos de segurança mínimos a serem tomados pelo profissional de segurança pode custar a ele a sua própria vida. Porem de forma nenhuma como seres humanos e como profissionais podemos ou devemos negligenciar tal ação, porem existem meios e maneiras de faze-lo corretamente.

Um kit de primeiros socorros deve estar a mão sempre, o profissional deve ter sido capacitado e treinado para agir neste socorro, observar implicações legais sobre o atendimento incorreto e ineficaz na piora geral do quadro do acidentado.

E por ultimo porem não menos importante, lembre-se que a atitude e a postura do profissional vão refletir não só na sua conduta, mas como respingar no contrato seja de forma positiva ou negativa. Saber o que fazer e como fazer é imprescindível para a segurança pessoal do profissional como dos seus pares.

Sabemos lidar com fatos comuns como, desmaios, mal súbito, variações de pressão arterial e ate infartos e afins, porem nunca paramos para pensar em coisas mais incomuns como o acidentado possuir uma enfermidade crônica ou contagiosa ao contato com fluidos corporais como, saliva, sangue, fezes e urina por exemplo, e ainda se esta pessoa é um paciente assintomático ou em inicio de contagio seja por qual tipo de vírus, bactéria ou outro patógeno.

Lógico que não podemos nivelar por baixo e sim sempre usar o bom senso, critérios de avaliação adequados e corretos e procedimentos normatizados para tais ações e NUNCA agir por impulso ou de forma discriminatórias seja por medo ou intolerância étnica, religiosa ou similar.

Cada crise tem um procedimento padrão a ser empregado para o controle e a manutenção da ordem. Acredito que o profissional da segurança com linha de frente na maioria dos locais onde todo tipo de situação inusitada pode ocorrer, deve como pessoa humana e profissional agir de forma segura e rapida para conter e minimizar a situação, controlando curiosos, os afoitos a ajudar e parentes descontrolados, que podem atrapalhar mais que ajudar.

No mais é sempre estar muito bem informado, capacitado e atento a cada situação seja ela comum ou atípica. Podemos ser os primeiros em resposta a algumas situações que muitos outros organismos e órgãos de resposta rápida demorem um tempo razoável para responder a crise e dependerão de nossa postura a contenção e controle da propagação e perda de controle da crise. Sempre tendo como foco a autopreservação e cuidado para não nos tornarmos agentes de discriminação ou piora da crise, nossa melhor arma nestes casos é o conhecimento e uma boa forma de comunicação com o publico em nosso entorno. Calma, Foco, Autocontrole e Conhecimento serão nossas armas.

Se por ventura precisarem ou desejarem saber mais ou conversar sobre esta situação e outras, treinar e discutir temas de nossa área e afins entrem em contato.

Coluna – Segurança em Foco.

Fiquem bem e seguros, Sou Alexandre Martins e nos falamos em breve.

SP, 18/02/2020 – 14:00hs

Fontes:

Fotos – Internet

Referencias sobre a matéria:

https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus

http://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/doencas-de-transmissao-respiratoria/coronavirus.html

https://delboniauriemo.com.br/coronavirus

https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/cases-in-us.html

https://www.youtube.com/watch?v=W8zgKPnyxyc

Sobre Cursos e Autor:

https://marsseguranca.wixsite.com/mars

Sites de Interesse:

Policia Federal: http://www.pf.gov.br/

Câmara dos Deputados:https://www.camara.leg.br/

Senado da Republica:https://www12.senado.leg.br/hpsenado

CNGS:https://cngsbr.org/

SESVESP:https://www.sesvesp.com.br/

ABSEG:http://www.abseg.org.br/

JusBrasil:https://www.jusbrasil.com.br/home

Outros Sindicatos e Associações:

http://www.fetravesp.org.br/

http://cntv.org.br/

htp://contrasp.org.br/