O que foi a Guerrilha do Araguaia?

A Guerrilha do Araguaia foi uma tentativa armada do Partido Comunista do Brasil (PC do B) de tomada do poder, visando a implantação do regime comunista no nosso país. Nos documentos de Marighella, morto em novembro de 1969, os serviços de inteligência tiveram alusão à “grande área” de treinamento de guerrilha que estava sendo preparada.

Desde então, análises, estudos, planejamentos foram elaborados para identificar possíveis áreas. Não se conformando com a decisão do Partido Comunista Brasileiro (PCB) de não adotar a luta armada

Assim, Carlos Marighella, João Amazonas, Maurício Grabois, Ângelo Arroio e muitos outros declararam-se desfiliados, efetuando o grande racha de 1962, ocasião em que criaram o Partido Comunista do Brasil (PC do B), isso em pleno governo de Jango!

Com a Revolução de Cuba (1959), os comunistas brasileiros ficaram entusiasmados e já solicitaram o primeiro lote de 100 fuzis AK-47, que chegaram em 1961, para mobiliar os primeiros focos de guerrilha das Ligas Camponesas.

Desde a sua criação, o PC do B não perdeu tempo e enviou dezenas de militantes para os países comunistas tratando da formação de quadros para o início da luta armada.

Marighella fez cursos de terrorismo na China desde 1952, onde aprendeu toda sorte de maldades para empregar no Brasil, muito antes dos militares ocuparem a presidência do Brasil em 1964.

No início de 1964, antes mesmo da Revolução de 31 de março, a maioria dos elementos que formaria a cúpula do governo militar da guerrilha do Araguaia estavam na China ou em Cuba fazendo treinamentos de guerra irregular.

Nas Forças Armadas do Brasil, prestamos um juramento “… dedicar-me inteiramente ao serviço da Pátria, cuja honra, integridade e instituições defenderei com o sacrifício da própria vida. “Esse sujeito morreu a serviço do PC do B, partido orientado e apoiado pela República Popular da China, que patrocinava as ações e orientava as estratégias.

Cel 💀Fernando Montenegro



2 COMENTÁRIOS

  1. Interessante coronel foi que os militares permitiram a volta do PCdoB e antes disso a troca da luta armada pela revolução cultural marxista que transformou todo o sistema político brasileiro em um sistema totalmente socialista.
    CUMPLICIDADE ?
    CONIVÊNCIA ?
    CONVENIÊNCIA ?
    TRAIÇÃO ?
    Nos exterminam, assaltam o país a 35 anos e os militares dizem que vivemos em uma democracia.
    Tomem vergonha na cara coronel, é hora de honrar o juramento a pátria e os culhões que um homem deve ter.
    #intervençãomilitarnostrespoderes

  2. Interessante coronel foi que os militares permitiram a volta do PCdoB e antes disso a troca da luta armada pela revolução cultural marxista que transformou todo o sistema político brasileiro em um sistema totalmente socialista.
    CUMPLICIDADE ?
    CONIVÊNCIA ?
    CONVENIÊNCIA ?
    TRAIÇÃO ?
    Nos exterminam, assaltam o país a 35 anos e os militares dizem que vivemos em uma democracia.
    Tomem vergonha na cara coronel, é hora de honrar o juramento a pátria e os culhões que um homem deve ter.
    #intervençãomilitarnostrespoderes
    Extinção do socialismo em órgãos, instituições e nos poderes.
    Fim de excesso de benefícios a políticos
    Valorização a educação, saúde e segurança pública…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below