O resgate de um DC-8 abandonado em Manaus

Apesar da aeronave em questão ser o DC-8 da extinta TCB (acft de atràs), existe outro DC-8 que poderà ser também desmontado e levado para preservação. Essas e pelo menos mais outras 10 aeronaves estão à décadas em um dos pàtios do Aeroporto Internacional de Manaus.

Coberto de fuligem, e transformado em ninho pelos pássaros locais, esse poderia ser apenas mais um avião DC-8 abandonado como muitos pelo mundo afora, mas esse não é qualquer um!
A aeronave, antes de pertencer a falida empresa de carga aérea TCB, pertenceu à Air New Zealand, que costumava transportar 270 passageiros nela ao redor do mundo.
Esse DC-8 foi estacionado no aeroporto desde que sofreu algumas avarias leves em 2004 durante um pouso pesado demais; a empresa que o operava naquela época entrou em falência logo depois.

O proprietário do Wanaka Transport and Toy Museum, Jason Rhodes (centro), em frente ao antigo avião da Air New Zealand DC8, com o fundador da Bring Our Birds Home Paul Brennan (à direita) e o representante brasileiro César Nogueira.

Os membros do grupo Bring Our Birds Home estão tentando resgatá-lo no Brasil conversando com as autoridades aeroportuárias e de aviação para realizar essa proeza burocràtica e técnica.
O membro do grupo e proprietário do Museu de Transportes de Wanaka, Jason Rhodes, declarou na semana passada que o valor da visita foi em encontrar autoridades face-a-face para mostrar que estavam falando sério sobre o empreendimento pois durante as trocas de emails iniciais muitos não acreditaram na proposta apresentada, jà que custa mais caro tentar recuperar uma aeronave abandonada como é o caso desse DC-8 do que comprar um avião novo. o Sr. Rhodes disse que as autoridades do aeroporto ficaram felizes com a proposta de retirada da aeronave, não somente pelo espaço que serà livrado para outras opções como pela preservação da aeronave em si, mesmo que tudo não seja tão simples na questão burocràtica.

Embora ainda exista muito trabalho a fazer antes de a aeronave ser devidamente desmontada para ser embarcada de volta para a Nova Zelândia, o grupo recebeu um documento de compromisso de que a aeronave não seria descartada nesse meio tempo.

Com informações do Otago Daily Times NZ via redação Orbis Defense Europe.

https://www.odt.co.nz/regions/wanaka/group-working-bring-bird-back-brazil



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below