O secreto e agora abandonado centro de pesquisa de torpedos russo

blank

Em fevereiro de 1944, com a Segunda Guerra Mundial em seu ápice, foi criado o Instituto de Pesquisa-400, especializado em experimentos com tecnologia de minas e torpedos. O Instituto fora elaborado com base na Resolução do Comitê de Defesa do Estado de Leningrado (agora – São Petersburgo – Rússia.). Mais tarde, ele foi renomeado para o Instituto Central de Pesquisa “Gidropribor”.

Em 1959, o instituto estabeleceu seu Laboratório Nº 5 no território da Abkhazia (Abkhazian ASSR), que era então uma república autônoma na Geórgia. Em 1974, foi transformado na filial do Instituto Central de Pesquisa “Gidropribor”, no Mar Negro, recebendo seu novo nome – “Kasatka”.

O complexo consistia em vários edifícios de concreto com oficinas, laboratórios e estudos. As oficinas foram usadas para testar minas e torpedos. Por exemplo, foram realizadas pesquisas sobre o autohoming de torpedos. Alegadamente, submarinos de Balaklava e Odessa foram trazidos aqui especificamente para testes em águas abertas nesta área.

Após o colapso da União Soviética em 1991, o centro de pesquisa tornou-se a Associação Estadual de Pesquisa e Produção (SRPA) “Kasatka”, uma vez que não podia manter seu nome formal soviético anterior.

No seu acervo abandonado se tem veículos, armários com arquivos, máquinas e equipamentos eletrônicos, e o mais incrível, torpedos de pequeno a grande porte,(não se sabe se ativos), mais que assustam. Confira a galeria de fotos.

  • Com informações da página no Facebook Guerras Mundiais 1914-1945