Oficiais da Marinha concluem o curso de Guerra Cibernética no Exército Brasileiro

Militares da Marinha do Curso de Guerra Cibernética para Oficiais com o Contra-Almirante Francisco Neves

O Centro de Instrução de Guerra Eletrônica e Cibernética (CIGE), do Exército Brasileiro (EB) localizado no Forte Marechal Rondon (DF) realizou no dia 28 de novembro, cerimônia de encerramento do Curso de Guerra Cibernética para Oficiais (CGCO).

Quatro militares da Marinha do Brasil (MB), oriundos do Comando do 7º Distrito Naval, Diretoria de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha, Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste e Batalhão do Controle Aerotático e Defesa Antiaérea, concluíram o curso que teve a duração de seis meses, realizado em duas fases: a primeira, etapa básica de habilitação e com duração de dois meses, desenvolveu-se na modalidade à distância.

Na segunda fase, de caráter presencial e com duração de quatro meses, professores e instrutores ministraram aulas teóricas e práticas em simuladores e laboratórios, que transmitiram conhecimentos sobre forense; análise de malware; escaneamento e segurança de redes; engenharia social e vulnerabilidades de sistemas operacionais. Na etapa final, os alunos apresentaram trabalhos de conclusão de curso abordando temas de interesse da Marinha.

O Chefe do Estado-Maior Conjunto do Comando de Defesa Cibernética (ChEMEComDCiber), Contra-Almirante Francisco Neves, falou da importância dos cursos para os militares. “Os ensinamentos obtidos no Curso de Guerra Cibernética contribuíram para a capacitação dos militares da Marinha, possibilitando aos novos ‘Guerreiros Cibernéticos’ atuarem de forma mais preparada no espaço cibernético de interesse da nossa instituição”.

O curso faz parte do programa de capacitação em cibernética de militares das três Forças coordenado pelo ComDCiber.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Com informações do CCSM


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail