“Oficiais” do Talebã concedem a 1a entrevista no Palácio Presidencial Afegão em Kabul (VÍDEOS, FOTOS)

blank

No final desse domingo dia 15 de agosto, “oficiais” do Taleban falaram com a Al Jazeera do escritório pessoal do ex-presidente afegão Ashraf Ghani no palácio presidencial na capital, Cabul.

Algumas horas antes, o Taleban entrou em Kabul. Os “combatentes” do grupo conquistaram a cidade que foi abandonada pelas forças do governo. O grupo disse que a medida visa “evitar o caos e os roubos” na capital.

Um dos “oficiais” disse à Al Jazeera que todos os prédios do governo em Cabul agora estão sob o controle de combatentes do Taleban. O oficial assegurou aos oficiais afegãos, bem como aos comandantes do exército e da segurança, que sua segurança será garantida pelo grupo.

“Entramos aqui depois de vinte anos lutando contra forças estrangeiras e preferíamos que Kabul fosse entregue pacificamente”, disse o oficial.

Outro “oficial” do Taleban, o comandante da segurança central, revelou que a liderança do grupo se prepara para retornar a Kabul vindo do Catar.

A entrevista foi realizada após relatos de explosões perto do Palácio Presidencial, da Embaixada dos Estados Unidos e em outras partes de Kabul. Algumas fontes especularam que as explosões podem ter sido o resultado de ataques de tropas dos Estados Unidos que entraram em contato ou atrito com grupos de Talebãs nas ruas.

Enquanto a Al Jazeera transmitia a entrevista, Ghani, que teria chegado a Omã, emitiu um comunicado dizendo que optou por renunciar ao cargo para evitar derramamento de sangue. O ex-presidente afirmou que o Taleban estava preparando um grande ataque a Kabul.

Enquanto isso, a situação no aeroporto de Kabul permanece caótica. Os militares dos EUA anunciaram que todos os voos comerciais de e para o aeroporto foram suspensos. A evacuação militar, no entanto, ainda está em andamento. Anteriormente, tiros foram disparados contra as tropas americanas que evacuavam diplomatas e cidadãos americanos através do aeroporto.

O futuro do Afeganistão parece incerto. Enquanto muitas fontes disseram que um plano para formar um governo interino está sendo finalizado, fontes próximas ao Taleban disseram que o grupo anunciará em breve o retorno do “Emirado Islâmico do Afeganistão”.

  • Com informações Al Jazeera English, Tomimatsu Koichi 冨松耕一@yorozuyanet, Aurora Intel, @FazelminallahQazizai, @Ezzatullah Mehrdad, Ozlem Unal, STFH Analysis & Intelligence, Euronews France, France Inter, @Francenews24, @Theragex, via redação Orbis Defense Europe.