Operação Aço Log adestra 3º Grupamento Logístico no planejamento de emprego em um cenário de guerra

O 3° Grupamento Logístico (3º Gpt Log) realizou, no período de 19 a 23 de outubro, no Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Sul, a Operação Aço Log. O exercício de simulação teve como finalidade adestrar o 3º Grupamento Logístico no planejamento logístico dentro de um cenário de guerra.

Na operação, foram simulados 3 países: azul, vermelho e laranja. O conflito ocorreu em um continente meridional no contexto de defesa externa. O 3º Grupamento Logístico integrou a Base Logística Terrestre (BLT), na qual estiveram inseridos o Batalhão de Transporte, o Batalhão de Suprimento, o Batalhão de Manutenção, o Batalhão de Saúde, o Batalhão de Recursos Humanos e elementos de Engenharia.

O Chefe do Centro de Coordenação de Operações Logísticas do 3º Gpt Log, Coronel Alessandro Padilha, ressaltou a importância da Operação Aço Log “que é permitir aos militares, o adestramento do planejamento logístico em apoio a operações.”

Além do 3º Gpt Log e suas organizações militares diretamente subordinadas, a operação contou com a participação de militares de organizações militares (OM) do Comando Militar do Sul (CMS), em particular, da 3ª Divisão de Exército (3ª DE) e do 4º Grupamento de Engenharia (4º Gpt E), além de outras OM da 3ª Região Militar (3ª RM).

Fonte: 3º Gpt Log


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: