Operação Membeca 2019 reúne cerca de três mil militares da 1ª Divisão de Exército

Olhar atento às instruções de segurança… Camuflagem no rosto e nas viaturas… Disposição para cumprir a missão a despeito das condições meteorológicas adversas. Essas foram uma das inúmeras atitudes que os integrantes da 1ª Divisão de Exército (1ª DE), Divisão Mascarenhas de Moraes, tiveram durante o Exercício de Adestramento Avançado “Operação Membeca 2019”.

A operação ocorrida entre os dias 28 de outubro e 2 de novembro, teve nas cidades de Volta Redonda, Quatis, Pedra Selada, Falcão e Resende (RJ), o cenário perfeito para a realização do adestramento aos militares, desta divisão histórica.

O comandante Militar do Leste, General de Exército Júlio Cesar de Arruda, acompanhou o exercício e observou no terreno um incidente de marcha para o combate, com necessidade de descontaminação de agentes químicos, além de visitar o posto de comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L – Mth).

Ao todo, 2.948 militares estiveram diretamente envolvidos no exercício, que também contou com 477 viaturas e um helicóptero do 2º Batalhão de Aviação do Exército (2° BAvEx).

Durante cinco dias, foram realizadas ações ofensivas e defensivas, em áreas urbanas e rurais, com a exploração de incidentes que buscaram enfatizar a necessidade de integração entre organizações militares possuidoras de capacidades distintas, como a atuação de cães de guerra do 11º Batalhão de Polícia do Exército (11° BPE) e a descontaminação realizada pelo 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1° Btl DBQRN).

Participaram ainda do exercício militares da 4ª Bda Inf L (Mth), da Grupamento de Unidades Escola-9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs-9ª Bda Inf Mtz), da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão do Exército (AD/1ª DE), todas Grandes Unidades subordinadas à 1ª DE, integrantes do Centro de Adestramento Leste ( CA-Leste), do 1° Btl DBQRN e do 11° BPE.

A Operação Membeca representa o coroamento do ano de instrução, possuindo um papel fundamental para o aperfeiçoamento do adestramento das tropas da Divisão Mascarenhas de Moraes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Com informações e fotos da 1ª DE


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail