Operação UNITAS 2019 reúne militares de 13 países no Rio de Janeiro

blank

A operação UNITAS que está na sua 60ª edição, este ano será realizada no Brasil de 19 a 30 de agosto. Ela é o mais antigo exercício marítimo multinacional, sendo o mesmo organizado pelos Estados Unidos desde 1959.

O exercício visa fortalecer parcerias marítimas e melhorar a interoperabilidade, possibilitando que os países participantes treinem a condução de operações navais conjuntas em forças-tarefa multinacionais.

Além de Estados Unidos e Brasil, Argentina e Peru contribuirão com navios e aeronaves. Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai e Reino Unido participarão com suas delegações, enquanto Japão e Portugal estarão como observadores, totalizando, assim, 13 nações, 14 navios ou embarcações, um submarino, oito helicópteros e cinco aeronaves de asa fixa.

O navio de desembarque USS Carter Hall (LSD-50) deixou Norfolk (Virgínia), no dia 4 de agosto, com cerca de 350 militares da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA a bordo, para integrar os exercícios.

Nesta edição, além da operação no mar, haverá uma etapa anfíbia, que consistirá em uma simulação da coordenação de ajuda humanitária a partir da Ilha da Marambaia; e pela primeira vez, neste ano, o foco do UNITAS será testar a capacidade de cooperação regional marítima em cenários de ajuda humanitária e resposta a desastres naturais.

O Comandante do Comando Sul dos EUA (USSOUTHCOM), almirante de esquadra Craig S. Faller, acompanhado do: contra-almirante Donald D. Gabrielson, major-general Michael F. Fahey, coronel Robert T. Meade e do capitão Thomas E. Mayers virão ao Brasil para participarem da UNITAS.

O almirante Faller falará na cerimônia de abertura do dia 19 e, sem seguida, visitará o porta-helicópteros brasileiro Atlântico. Ainda no dia 19, Faller fará uma palestra para alunos da Escola Superior de Guerra (ESG) sobre profissionalismo e liderança.

No dia 20, o Chefe do USSOUTHCOM acompanhará a celebração do 70º aniversário da ESG, cuja criação foi inspirada na Escola Nacional de Guerra (National War College) dos EUA. Após a celebração o comandante seguirá para Natal (RN), onde participará da Conferência Sul-Americana de Defesa 2019.

Ação social

Em paralelo ao UNITAS, os militares norte-americanos participarão também de duas ações sociais em parceria com a Marinha do Brasil (MB), ambas no dia 20. A primeira consiste em um esforço de limpeza na praia de Icaraí, em Niterói.

A segunda ação acontecerá no AquaRio, onde militares de todas as delegações participantes do UNITAS interagirão com 60 crianças de projetos sociais de ONGs cariocas e outros 35 alunos da escola municipal bilíngue CIEP Presidente Agostinho Neto, em um dia de atividades diversas.

O transporte das crianças será oferecido pela organização não governamental Associação Parceiros da Educação RJ.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here