Operação Verão 2020/21 atua na prevenção de acidentes marítimos

blank


Brasília (DF), 07/01/2021 –
O clima quente e a chegada do período de férias costumam atrair os brasileiros para o litoral. Devido ao aumento do fluxo de pessoas e embarcações nas regiões de mares, rios e lagos, a Marinha do Brasil está à frente da Operação Verão 2020/2021. Os militares intensificam ações de fiscalização e de orientação para assegurar a integridade física de navegantes e banhistas.

20210106_Operação Verão 0.jpg

Nesta edição, a campanha anual de conscientização sobre o turismo seguro, tem como tema “Todos por uma Navegação Segura” para alertar a população sobre os riscos de acidentes durante momentos de lazer. A iniciativa conta com o apoio de 67 capitanias, delegacias, distritos navais e agências da Força Naval em todo país.

20210106_Operação Verão2.jpg

Dados da Diretoria de Portos e Costas apontam, entre as principais infrações, a falta de habilitação, documentação de embarcações incompletas ou vencidas, ausência de coletes salva-vidas, boias e extintores de incêndio e superlotação. O Diretor Geral de Navegação da Marinha, Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos, alerta para casos de imprudência, como a condução de veículos sob efeito de álcool, e orienta sobre importância de seguir procedimentos de segurança.

“Nós temos que realizar uma vistoria de segurança em nossas embarcações, verificar a manutenção, planejar a rota e verificar a previsão do tempo, conduzir a embarcação com segurança e prudência e nunca deixar objetos soltos na borda, que venham a cair e poluir o mar”, destacou o Almirante Campos. Ele ainda aproveitou para aconselhar: “nunca consuma álcool e cuidado redobrado ao ancorar ou dar partida na embarcação.”

20210106_Operação Verão3.jpg

O Diretor também informou que as inspeções navais de caráter educativo continuam, mesmo após a alta temporada, a ser desenvolvidas pelas organizações militares. Para fortalecer as boas práticas de navegação e o segmento econômico do turismo náutico, são organizadas palestras e visitas às comunidades marítimas, colônias de pescadores e iate clubes.

Combate ao lixo
No âmbito da Operação Verão 2020/2021, será implementado o “Dia de Combate ao Lixo do Mar” com o lançamento da hashtag #MarLimpoéVida. A ação incentiva o comprometimento social na preservação ambiental dos mares. O Almirante Campos alerta que além das consequências para a vida marítima, o lixo nas águas pode provocar danos nos motores das embarcações e causar situações de alto risco para os navegantes.

Por Viviane Oliveira
Fotos: Divulgação/Marinha do Brasil

Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)
(61) 3312-4071


blank

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here