Operação Verde Brasil: Comando Conjunto Norte realiza apreensão de Máquina e Madeiras

O Comando Conjunto Norte informa que no dia 27 de agosto, os militares apagaram focos de incêndio localizados em Altamira, Itaituba e regiões adjacentes. As ações no contexto da Operação Verde Brasil, ocorreram em conjunto com agências governamentais dos níveis federal e estaduais.

No dia 28, o Comando Conjunto Norte recebeu representantes do Governo do Estado em reunião de cúpula, quando ficou decidido que o Governo do Pará irá enviar as suas demandas a este Comando, que analisará a viabilidade de emprego de militares.

Participaram da reunião o Comandantes do Comando Conjunto Norte, da Força Naval Componente, da Força Terrestre Componente, de Operações Aéreas, o Secretário de Meio Ambiente e integrantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Apoio logístico

Também hoje, a aeronave UH-15 SUPER COUGAR, da Marinha do Brasil, realizou sobrevoo nas áreas indígenas de Trincheira e Bacajá com representantes do Ministério Público Federal, Polícia Federal, Ibama, Exército Brasileiro e da Força Nacional. O objetivo foi a identificação de focos de incêndio e atividades ambientais ilegais.

Já aeronave da Força Aérea Brasileira auxiliou no transporte de militares do Corpo de Bombeiros Militar do Pará para Altamira e Itaituba para reforçar na formação de equipes que serão integradas às Forças Armadas na Operação.

Ação conjunta

Também hoje, uma força-tarefa composta pelas Forças Armadas, Ibama, Força Nacional e outros órgãos federal e estadual apreendeu maquinário e madeira extraídos ilegalmente na região de Assurini (PA).

A Operação Verde Brasil, do Ministério da Defesa, foi deflagrada após a publicação do Decreto Presidencial número 9.985, de 23 de agosto de 2019, que determina o emprego das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem e para ações subsidiárias, com validade até o dia 24 de setembro de 2019.

De acordo com o documento, os militares das Forças Armadas podem ser empregados em ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais e levantamento e combate a focos de incêndio que eventualmente ocorram em áreas de fronteira, em terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas dos Estados da Amazônia Legal que requererem.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Com informações do Comando Conjunto Norte


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below