OS 100 ANOS DOS BLINDADOS NO EXÉRCITO BRASILEIRO

As comemorações alusivas a este marco tem um significativo histórico militar

blank
Fachada do Centro de Instrução de Blindados

No dia 26 de maio, registra-se, na história do Exército Brasileiro (EB), o Centenário de criação da Companhia de Carros de Assalto, conforme o Aviso nº 360 do Ministério da Guerra, de 26 de maio de 1921, tornando o Brasil pioneiro no emprego da arma blindada na América Latina.

O ano de 2021 marca, portanto, um século da adoção de blindados pelo EB, e as comemorações alusivas a este marco significativo da história militar brasileira serão coordenadas pelo Comando Militar do Sul (CMS) e realizadas na Guarnição Federal de Santa Maria-RS.

Isto deve-se ao fato de Santa Maria ter a maior concentração de blindados da Força Terrestre e ser a sede do Centro de Instrução de Blindados (CIBld).

blankOs carros de combate foram desenvolvidos durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). O primeiro modelo foi criado pela Inglaterra e foi empregado em massa a partir de 1917. Além dos ingleses, alemães e franceses também se dedicaram a produção de blindados durante o conflito.

Para conhecer a novidade dos campos de batalha da Europa com surgimento dos blindados, foi enviado pelo EB, durante a Primeira Guerra Mundial, para a França o então 1º Tenente de cavalaria José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque.

O Tenente José Pessoa estudou na Escola de Motorização e Mecanização na Escola de Carros de Combate de Versalhes e serviu no 503º Regimento de Artilharia de Carros de Assalto, onde conheceu o os blindados FT-17.

Ao retornar ao Brasil, influenciou os seus superiores a adotarem os blindados para o Exército e escreveu um tratado sobre o emprego de blindados durante a Primeira Guerra Mundial.

Com a criação da Companhia de Carros de Assalto, em 26 de maio de 1921, sob o comando do Capitão José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, além do Brasil liderar o emprego de blindados na América do Sul, colocou a Força Terrestre dentro do que havia de mais moderno em doutrina e material de emprego militar para a época.

blank
Formatura no Campo de Parada em 2008

As comemorações serão realizadas na Capital dos Blindados por representar, no presente, o que o EB tem de mais moderno na área de blindados, incluindo as viaturas blindadas da 3ª Divisão de Exército (3ª DE) e a doutrina de emprego de blindados, difundida pelo CIBld.

Iremos lançar uma matéria a cada semana, abordando as diversas viaturas que foram adotadas ao longo destes 100 anos de evolução dos blindados no EB.

  • Com informações da 3ª Divisão de Exército