
Os Controladores Conjuntos de Ataques de Terminais (JTACs) de toda a presença avançada avançada se unirão às tripulações de policiamento aéreo da OTAN para um grande exercício na Estônia e na Lituânia.
O exercício contou com a interação real de aeronaves de ataque de diversos esquadrões que operam no âmbito da OTAN, em especial destaque para os Tornados IDS da Luftwaffe e Eurofighters Typhoons da Luftwaffe, Royal Air Force e Aeronautica Militare Italiana assim como aeronaves F-15 e F-16 da USAF, entre outras.
Programado para 15 de fevereiro a 12 de março, o Furious Wolf 2021 também terá a participação do Centro de Coordenação de Operações Aéreas do MNC/NE (Multinational Corps Northeast Szczecin) da OTAN.
O exercício “Furious Wolf 2021” é adaptado para integrar as operações aéreas e terrestres de uma forma muito especial. Durante o exercício de três semanas, os JTACs baseados em terra trabalharão em conjunto com as tripulações aliadas para desenvolver habilidades de Apoio Aéreo Próximo (CAS).
A principal tarefa dos JTACs é dirigir ataques aéreos CAS. Eles rastreiam todas as aeronaves disponíveis em sua área designada, ao mesmo tempo que dão suporte a qualquer unidade à qual estão ligados. Se essa unidade entrar em contato com o inimigo, os JTACs começam a trabalhar.
Eles fixam a localização de forças amigas, elementos inimigos e civis no campo de batalha. Ao trabalhar em conjunto com as tripulações e garantir a identificação positiva do alvo, os JTACs apoiam as tropas em terra para alcançar o sucesso da missão com o mínimo de danos colaterais.
Para cumprir suas funções, os JTACs devem conhecer as capacidades e limitações de equipamentos especializados, plataformas de aeronaves, táticas de entrega e características de muitas munições diferentes.
Os controladores implantados na região do Báltico como parte da presença avançada aprimorada aumentam regularmente sua interoperabilidade e compreensão mútua de táticas e procedimentos. Eles formam um grupo de especialistas com ideias semelhantes que operam com o mesmo padrão da OTAN.
O Centro de Coordenação de Operações Aéreas MNC NE fará a ponte entre os componentes Aéreo e Terrestre. Isso significa que todos os pedidos CAS serão examinados e coordenados através do comando baseado em Szczecin com os meios de policiamento aéreo da OTAN para executar as missões durante o FURIOUS WOLF.
Sobre os JTACs
Joint Terminal Attack Controller ( JTAC ) é o termo usado nas Forças Armadas dos Estados Unidos e em algumas outras forças militares para designar um membro do serviço qualificado que dirige a ação de aeronaves de combate engajadas em apoio aéreo aproximado e outras operações aéreas ofensivas a partir de uma posição avançada.
O termo que é usado na maioria dos outros países, bem como anteriormente nos EUA e no padrão da OTAN relevante, é Forward Air Controller .
O termo atual Joint Terminal Attack Controller ( JTAC ) entrou em vigor nos Estados Unidos em 3 de setembro de 2003 com a publicação da Publicação Conjunta (JP) 3-09.3 Close Air Support .
- Fonte: Relações Públicas do Corpo Multinacional da OTAN, com textos adaptados via redação Orbis Defense Europe.