Otan realiza exercício “Dynamic Manta-2020” na costa da Italiana

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), deu início nesta semana ao exercício conjunto naval “Dynamic Manta-2020”, que tem como objetivo fortalecer a cooperação de forças navais amigas contra possíveis ameças submarinas, além de aprimorar o treinamento de seus militares para combates reais.

A simulação, tendo a Marinha Italiana como anfitriã, acontece na costa leste da Sicília e conta com a participação de nove integrantes da Otan: Turquia, Itália, França, Alemanha, Grécia, Espanha, Canadá, Inglaterra e EUA.

O comandante do Grupo Marítimo Permanente da OTAN 2, contra-almirante Paolo Fantoni, concedeu entrevista a jornalistas a bordo da fragata italiana. “O exercício militar reuni navios, submarinos e aviação de membros da Aliança, para um adestramento face aos combates submarinos e navais que possam vir ocorrer.”

O comandante naval da OTAN, contra-almirante Andrew Burcher, enfatizou que este exercício oferece uma possibilidade crucial para testar e entender as capacidades de cooperação entre as doutrinas submarinas dos aliados.

Fantoni se referiu ainda ao apoio da Turquia. “Até agora sete navios compareceram, incluindo o TCG Salihreis. Também estou feliz que veremos a fragata Gaziantep por três dias”.

A Marinha turca também apoia o exercício comum navio de reabastecimento de combustível.  ”A Força Naval Turca, que leva a bandeira turca com seus 10 navios de combate nas regiões onde os interesses e direitos nacionais da Turquia existem no Mediterrâneo Oriental e Central, está entre as marinas mais favoráveis nos exercícios da OTAN.”, enfatizou o comandante.

A Marinha turca se faz presente com sua fragata “TCG Salihreis” da classe Barbaros, o submarino “TCG 18 Mart” da classe Preveze e um helicóptero P-235. A fragata da classe Gaziantep Gabya apoiará parcialmente o exercício que termina em 6 de março.

  • Com agências internacionais


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: