Países participantes do projeto MMF assinam memorando de entendimento com a França

No dia 18 de junho, representantes dos cinco países participantes do projeto MMF (Multinational MRTT Fleet), assinaram Memorando de Entendimento (MoU) com a França, em relação à manutenção e apoio nas áreas operacionais, técnicas e conjuntas de treinamento.

A Holanda que é a nação líder do projeto MMF, fez uma importante contribuição para a compilação do acordo de cooperação. A partir de 2020, todos os países envolvidos usarão o mesmo tipo de aeronave Airbus A330 MRTT (transporte reabastecedor multi-função).

Os atuais cinco participantes no MMF além da Holanda são: Bélgica, Alemanha, Luxemburgo e Noruega. Até 2023, um total de doze A330 MRTT serão entregues ao Armée del’Air (Força Aérea Francesa).

O primeiro MRTT foi entregue ao país em julho de 2018 e um total de quinze aeronaves foram encomendadas. O primeiro dos oito KC-30M MRTTs deverão ser entregues em maio de 2020.

Todos os MMF KC-30Ms serão de propriedade da OTAN e serão geridos pela Agência de Apoio e Aquisição da OTAN (NSPA). Todos os estados membros do MMF podem assim se beneficiar da iniciativa flexível e garantida de empréstimo.

O KC-30Ms ficarão sediados nas bases aéreas de Eindhoven (Holanda) e Colônia (Alemanha) com respectivamente cinco e três aeronaves. A aeronave francesa Phénix será baseada em Istres / Le Tubé, no sul da França.

Os KC-30M receberão sistemas de proteção de DIRCM (contramedida direcional de infravermelho) da Elbit Systems. A NSPA, juntamente com a Airbus e a Elbit, completaram com sucesso a integração e a primeira série de testes aerotransportados do sistema de autoproteção.

O conjunto inclui um conjunto de sistemas de aviso de mísseis PAWS IR, cinco cabeças de sensor e duas torres J-MUSIC. Tudo para fornecer uma cobertura otimizada e garantir o envolvimento simultâneo de várias ameaças ao redor da aeronave.

O processo de certificação do sistema será finalizado em setembro de 2019, após o qual todos os KC-30Ms devem ser equipados com o sistema.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Com informações do site Scramble Magazine, Fotos: Yalcin Bayraktar (primeiro MMF KC-30M), Dietmar Fenners (AdlA Phénix) e Airbus / Elbit (DIRCM)
  • Tradução e Adaptação: DefesaTV

You may also like



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below