Palestra com presidente da FUNAI amplia debate sobre a questão indígena no Brasil

blank

Google News

Por Rayane

Para aprofundar a análise sobre a questão indígena no Brasil, o presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Marcelo Augusto Xavier da Silva, abordou o tema durante palestra, nesta segunda-feira (20), em evento para os servidores civis e militares do Ministério da Defesa. A apresentação faz parte do projeto “Expandindo os Caminhos da Defesa”, iniciativa do Ministério da Defesa, sob coordenação da Escola Superior de Guerra (ESG).

Durante a palestra, o presidente da FUNAI apresentou dados sobre as comunidades indígenas e a realidade fundiária no Brasil, bem como abrangeu peculiaridades, problemas e soluções. Para ele, é importante considerar: a dignidade, a pacificação de conflitos e a segurança jurídica. “Respeito à diversidade cultural; observância dos usos, costumes e tradições; além da busca do entendimento e do discernimento por meio do diálogo e consenso”, ressaltou em sua apresentação.

Na oportunidade, Marcelo Xavier reforçou, também, a necessidade do desenvolvimento de ações que elevem a qualidade de vida da população indígena. Ao falar de iniciativas já implementadas, principalmente, no enfrentamento ao coronavírus, destacou o apoio dos militares das Forças Armadas, que ajudaram a distribuir 1 milhão de cestas básicas em comunidades indígenas.

A palestra foi prestigiada pelo Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, e contou, também, com a presença do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos; do Chefe de Logística e Mobilização, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues; do Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães; e do jornalista Alexandre Garcia.

Antônio Oliveira-7.jpg

Dada a relevância atribuída ao assunto, a edição contou, ainda, à convite do Ministro, com a presença de oficiais-generais e coronéis das três Forças Singulares que atuam em setores estratégicos ligados ao tema apresentado, para ampliar ainda mais o conhecimento sobre o assunto.

Caminhos da Defesa 

As palestras programadas pelo projeto prosseguem até o mês de novembro, com a participação de personalidades de renome nacional. Assim, ao longo do ciclo, oficiais-generais da ativa e da reserva, oficiais superiores da ativa, servidores civis assemelhados a oficiais-generais e demais convidados terão a oportunidade de ampliar o conhecimento e o debate sobre o tema abordado em cada evento.

Fotos: Antônio Oliveira



Fonte