PANDEMIA DE COVID-19 E A VIOLÊNCIA URBANA

O mundo está atravessando um momento conturbado e temeroso devido ao novo Coronavírus (COVID-19), e todos nós precisamos nos cuidar para evitar o contágio e a transmissão dessa nova doença.

Precisamos nos proteger nessa pandemia que assola o mundo, e agora também o Brasil; evitar a propagação da mesma cumprindo as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde pública e governamentais é fundamentalmente importante e inquestionável.

Mas não podemos deixar ou nos esquecer de nos proteger também da violência urbana nesse mesmo momento critico. Todos estão agora com sua atenção voltada para a pandemia – sim isso é muito importante e extremamente necessário -, mas não podemos deixar de lado a nossa própria segurança pessoal.

Manter a calma nessa hora e cumprir as medidas de segurança pessoal ou segurança própria também é fundamental, tais medidas devem mantidas e até mesmo redobradas, uma vez que os bandidos podem se aproveitar desse momento de fragilidade e de “guarda baixa” da população para agirem.

Evitar sair nas ruas, ficar em casa (aqueles que puderem), não é só nesse momento de prevenção ao contágio do novo vírus, é também prevenção quanto à própria segurança!

Pois com as ruas mais desertas e os transportes públicos mais vazios, as probabilidades de crimes aumentam nas cidades, levando em consideração que os criminosos veem nesse cenário um ambiente mais favorável para cometer seus atos com maior facilidade, e com o comércio em geral fechado, os bandidos ficaram com poucas opções de ganhos, o que pode fazê-los voltar-se às modalidades de roubo e furto de pedestres e veículos.

Fiquem atentos e evitem sair à noite ou mesmo muito cedo pela manhã, evitem ruas desertas, evitem transporte público (se for possível) e, mesmo estando de carro, fiquem atentos nas paradas dos semáforos e nos locais onde estacionam para não serem surpreendidos por bandidos em estacionamentos vazios e/ou rua desertas.

Evitem sacar dinheiro em caixas eletrônicos em locais desertos ou à noite, as saidinhas de bancos podem voltar novamente a ser modalidade de ganho para os bandidos que estão à espreita para atacar quem visivelmente fez saques em dinheiro.

Mantenham seu estado de alerta e redobrem a sua própria segurança, evitem se expor desnecessariamente ao risco de contágio do Coronavírus, sigam as orientações para evitar contaminação e os procedimentos de higiene pessoal para descontaminação, mas também pratiquem as medidas de segurança pessoal para evitar serem vitimas da violência urbana.

Então, se você não tem obrigação ou extrema necessidade de sair de casa nesse momento, siga a recomendação geral de maior bom senso: Fica em casa!

  • Jorge Manhães – Gerente Operacional no Grupo BEST Vigilância & Serviços


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Ninguém do DefesaTV está autorizado a entrar em contato com os leitores. Caso deseje de alguma informação envie um e-mail [email protected]

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!