Parada Naval é atração na orla de Belém na Semana da Marinha

Data:

Na manhã deste sábado (7), as águas da Baía do Guajará, em Belém (PA), foram palco de uma Parada Naval em comemoração ao Dia da Marinha. Os frequentadores da Estação das Docas, um dos principais pontos turísticos da capital paraense, puderam ver de perto o desfile de navios, lanchas blindadas e de uma aeronave da Força, tudo isso ao som da Banda de Música do Comando do 4º Distrito Naval, que fez o público vibrar com os ritmos regionais.

“O dia 11 de junho é uma data muito especial. É o Dia da Marinha, no qual nós rememoramos a Batalha Naval do Riachuelo, que ocorreu 160 anos atrás. Mas, muito mais do que rememorar fatos e heróis do passado, nós queremos projetar o presente e o futuro da Marinha do Brasil. Trazer a Marinha para o contato com a população é fundamental”, afirma o Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Adriano Marcelino Batista.

Durante a Parada Naval, o público pôde visitar o Navio-Patrulha “Bracuí” e o Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Rio Tocantins”, uma oportunidade para conhecer a missão dos navios, seus equipamentos e tripulação.

O agente de saúde Célio Lúcio Miranda de Oliveira, 63 anos, veio acompanhado do filho, Rael, de 10 anos, que ficou pôde ter contato com os controles eletrônicos e com o canhão do Navio-Patrulha “Bracuí”.

“Eu gostaria que toda a população tivesse a oportunidade de ver [os navios da Marinha]. É uma coisa muito restrita, mas quando a gente pode ver o nosso potencial bélico naval, a gente fica entusiasmado”, disse Célio Lúcio.

A educadora Elizandra Saccomori, 62, mora em Canoas, Rio Grande do Sul, e está em Belém a trabalho. Como boa turista, foi à Estação das Docas e fez questão de parar para ver a Banda de Música do Com4ºDN. “Acho linda a Banda, a vestimenta de vocês, o carinho, a simpatia, tudo muito maravilhoso”, afirma a educadora, que agradeceu, ainda, aos esforços dos militares que atuaram nas enchentes no Rio Grande do Sul, em 2024.

Foram empregados, durante a Parada Naval, oa seguintes meios: os Navios-Patrulha “Bocaina”, “Guanabara” e “Pampeiro”; os Avisos-Auxiliares “Breves” e “Soure”; as Lanchas de Operações Ribeirinhas Blindadas “Amazonas”, “Façanha” e “Rio Negro”; o Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio”, o Navio Hidrográfico Balizador “Tenente Castelo” e o Aviso Balizador “Veja”; além de uma aeronave UH-15 “Super Cougar”, pertencente ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte.

Programação

Em Belém, até o dia 11 de junho, haverá uma série de eventos abertos ao público, em comemoração ao Dia da Marinha. A visitação ao Navio-Patrulha “Bracuí” e ao Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Rio Tocantins” prossegue neste domingo (8), das 9h às 16h, no Cais da Escadinha (Estação das Docas).

Neste domingo (8), às 6h, será dada a largada da Corrida do Marinheiro, na Praça Felipe Patroni, bairro da Cidade Velha. Parte do percurso cruzará as alamedas internas do Comando do 4º Distrito Naval.

No dia 10 de junho (terça-feira), às 19h ,a Banda de Música vai se apresentar no Shopping Bosque Grão Pará.

No dia 11 de junho (quarta-feira), às 19h, na Estação das Docas, será realizada uma cerimônia cívico-militar em alusão ao Dia da Marinha.

. . .

Fonte: Agência Marinha

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

ENEL RIO ENTREGA OBRAS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DA DIRETORIA DE HIDROGRAFIA E NAVEGAÇÃO

Contemplado pela Chamada Pública da Projetos de Eficiência Energética,...

Marinha, MCTI e CNPq premiam cientista do Sirius com a maior honraria da ciência brasileira

A Marinha do Brasil (MB) reafirmou seu compromisso com...

Artilheiros do Estado de São Paulo celebram legado de Mallet em solenidade regional no 2º GAAAe

Praia Grande (SP) – Em comemoração ao Dia da Artilharia, a...