Paraquedistas do Exército Brasileiro participam do Exercício “Lone Paratrooper” na Espanha

blank

Representando o Exército Brasileiro (EB) e a Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), precursores do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil (CI Pqdt GPB) e da Companhia de Precursores Pára-quedista (Cia Prec Pqdt) participaram, entre os dias 05 a 17 de maio, do exercício Lone Paratrooper, no Aeródromo Militar de Léon, na Espanha.

O exercício, realizado anualmente, é o maior intercâmbio internacional de infiltração por meio de Salto Livre Operacional à Grande Altitude (SLOp Gr Alt, acima de 12000 pés),com tropas de precursores ou similares, de países membros da OTAN e outros países não membros convidados.

Este ano, a atividade contou com a participação da Espanha, França, EUA, Itália, Holanda, Polônia, Portugal e Brasil. O objetivo do intercâmbio é compartilhar doutrinas e conhecimentos técnicos relativos à atividade aeroterrestre, em particular as técnicas de SLOp Gr Alt, gerando interoperabilidade entre as frações dos países participantes.

Os saltos realizados seguiram as modalidades HALO (High Altitude – LowOpenning) e HAHO (High Altitude – High Openning), de acordo com a altura de abertura baixa (HALO) ou alta (HAHO) do paraquedas.

Ao HAHO combinou-se a técnica de Infiltração por Velame Aberto (IVA), que consiste na abertura imediata do paraquedas após a saída da aeronave, permitindo o deslocamento no ar por longas distâncias desde o ponto de saída até a área planejada para a aterragem, com o máximo de sigilo e eficiência.

Na oportunidade, a equipe Brasileira executou um total de 11 SLOp, sendo 4 saltos HAHO a 18000 pés, atingindo a distância média de 22 Km com o paraquedas aberto, e 7 saltos HALO com abertura a aproximadamente 5000 pés.

  • Com informações e fotos do CI Pqdt GPB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here